Dá para eliminar as estrias com exercícios físicos?

Para muitos de nós, as estrias são aquelas cicatrizes indesejadas que gostaríamos de fazer desaparecer magicamente. Estrias são extremamente comuns e ocorrem devido ao alongamento da camada dérmica da pele. Embora um número exato seja desconhecido, estudos sugerem que cerca de 80% das pessoas sofrerão com estrias.

Elas geralmente afetam os glúteos, seios e abdômen. Mas, podem aparecer em qualquer parte do corpo e ser causadas por vários fatores, incluindo gravidez, alterações hormonais, crescimento e genética.

A cada ano, surgem diversos tratamento que prometem minimizar essas marcas ou, até mesmo, eliminá-las, e as atividades físicas já foram apontadas como uma das maneiras de acabar com elas.

Será que exercícios físicos combatem as estrias?

O exercício tem muitos benefícios para a saúde da pele, mas a eliminação de estrias não é uma delas. As estrias são compostas de tecido cicatricial e podem cobrir uma grande faixa de pele. As estrias ainda podem ser tratadas para reduzir e até eliminar a aparência, mas infelizmente o exercício não tem efeito positivo nas marcas que já existem. 

A atividade física pode ajudar a fazer alterações na massa do corpo, seja aumentando a massa muscular para preencher a pele solta ou queimando gordura para conter os efeitos do alongamento devido ao ganho de massa corporal. Nesse sentido, o exercício pode ser usado para evitar o surgimento de novas estrias, mas as estrias que já estão aparentes não serão afetadas pelo treino

Leia também: Os melhores alimentos anti-idade para colocar na dieta

Prevenção

Uma das principais maneiras de evitar estrias é simples e acessível: beber água regularmente. A água vai fornecer vitaminas e minerais ao corpo para manter a pele elástica e adaptável. 

Você pode hidratar a pele diariamente com produtos específicos à base de ácido retinoico. Também vale apostar em óleos, como o de amêndoas, rosa mosqueta e o de uva, que formam uma barreira sobre o corpo, evitando a saída da água e, assim, o ressecamento.

A prática de exercícios pode ajudar a regular o peso do corpo e evitar ganhos ou perdas excessivas de massa corporal. Isso pode reduzir a probabilidade de desenvolver novas estrias. 

Tratamentos como luz pulsada intensa e laser podem ser eficazes para minimizar o aparecimento durante os estágios iniciais da formação, mas não eliminam as marcas em definitivo. 

Leia também: Como a poluição afeta a saúde do cabelo

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.