Estresse: Veja que é possível usá-lo a seu favor

O estresse pode ser visto negativamente por muitas pessoas. O que você talvez não saiba é que ao vê-lo como desafiador, pode tirar algo positivo dele.

Assim, o estresse em si não é sempre algo ruim. Na verdade, ele é uma importante resposta do organismo para a manutenção da vida. É uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. 

Portanto, o estresse pode ser positivo quando nos ajuda a atingir um alto nível de eficiência. Muitas pessoas realizam melhor o seu trabalho quando se encontram sob pressão, por exemplo.

Mas, é claro que o estresse negativo existe: é o estresse em excesso. Ocorre quando a pessoa ultrapassa os limites e esgota sua capacidade de adaptação. O organismo fica destituído de nutrientes e energia mental fica reduzida. A produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos, podendo a pessoa vir adoecer.

Diante disso, ao conseguir administrar o estresse, dá para aprender a lidar com ele. Como resultado, você pode obter maior concentração, confiança e desempenho máximo.

Com isso, dá para pensar em situações estressantes mais como um desafio e menos como uma ameaça. Logo, se você deseja mudar o foco, veja essas dicas:

Leia também: Como vencer a sua batalha emocional

Não viva todos os dias de acordo com uma programação rígida 

Todos temos compromissos, horários e uma rotina. No entanto, confiar demais nesse “cronograma” pode ser prejudicial. No mundo em que vivemos, precisamos ser flexíveis e dispostos a experimentar coisas novas.

Uma agenda diária muito fixa pode prejudicar a criatividade e adaptabilidade. Sendo assim, crie seu senso de desafio, permitindo-se a liberdade de fazer as coisas de maneiras diferentes.

Esteja disposto a mudar seus planos

Mudanças podem ser difíceis. Fazemos planos todos os dias, mas, às vezes eles mudam, e algumas mudanças acabam sendo mais fáceis do que outras. Nossa capacidade de adaptação às curvas da vida ou mesmo a obstáculos ajuda a determinar nosso sucesso.

Não se estresse ao falhar

Todos falham, isso é comum do ser humano. Porém, a capacidade de aprender com os fracassos é o que diferencia as pessoas de sucesso. Portanto, em vez de ficar se remoendo pensando no erro, tente refletir “O que eu posso aprender com isso?”.

Experimente novidades

Você se lembra qual foi a última vez que experimentou fazer algo novo? Temos inúmeras oportunidades para experimentar coisas novas. Sair da zona de conforto é uma ótima maneira de criar uma mentalidade desafiadora. 

Para alguns, a tendência natural é manter tudo em seu lugar, já que mudanças podem criar ansiedade e desconforto. Entretanto, enfrentar desafios ajuda a desenvolver habilidades. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo