Esticar as pernas pode melhorar a saúde cardiovascular, diz estudo

Quem não gosta de esticar as pernas após um dia cansativo, não é mesmo? O alongamento completo é uma ótima maneira de trabalhar a flexibilidade muscular e articular, que melhora a amplitude dos movimentos corporais. Além disso, segundo um estudo publicado no The Journal of Physiology, esticar as pernas também pode melhorar a saúde cardiovascular.

Como foi feito o estudo

A análise, que foi realizada na Universidade de Milão, na Itália, contou com a participação de 54 adultos que foram divididos em dois grupos, focando apenas no alongamento passivo das pernas. Um grupo não realizou nenhum alongamento e o outro grupo alongou as pernas cinco vezes por semana durante 12 semanas. Além disso, foram avaliados os efeitos do movimento no fluxo sanguíneo e na parte superior do braço. 

O alongamento passivo das pernas consiste em qualquer alongamento que exige uma força externa, como outra pessoa ajudando, uma fixa (mini band) ou até mesmo a gravidade. Dessa maneira, exemplos de alongamento passivo são aqueles que utilizam barras ou cadeiras para se equilibrar. Ou os alongamentos em que você segura um pé atrás da perna.

Após as 12 semanas, os pesquisadores descobriram que o grupo que alongava mostrou uma melhora significativa no fluxo sanguíneo, dilatação das artérias e rigidez. A melhora foi notada tanto no braço quanto nas pernas.

Leia também: 5 erros que você está cometendo na hora do alongamento

Doenças cardíacas e o alongamento

O fluxo sanguíneo fraco e as artérias rígidas contribuem para o risco de doenças como doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e diabetes.

Portanto, para poder reduzir esses riscos, os especialistas recomendam esticar as pernas pelo menos cinco dias por semana. A pesquisa contou com participantes saudáveis, então, mesmo com as descobertas ainda é preciso realizar mais observações que considerem pacientes com problemas cardiovasculares preexistentes.

Leia também: Por que o alongamento é importante para o corpo?

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo