Quanto tempo preciso esperar depois de acordar para malhar?

Bem-estar Movimento
26 de Janeiro, 2021
Quanto tempo preciso esperar depois de acordar para malhar?

Os benefícios de acordar cedo para começar o dia praticando exercícios físicos são indiscutíveis e inúmeros. Ao acordar para malhar, seu corpo estará descansado e pronto para aguentar a atividade, e sua mente, livre de pensamentos. 

Também é um alívio tirar essa tarefa do seu caminho logo cedo. Afinal, você já cumpriu sua meta de atividades físicas e não terá que pensar mais no assunto. 

Mas, será que para quem costuma acordar para malhar, é seguro sair da cama e voar para um treino? Ou existe um tempo que é preciso esperar depois de acordar para malhar? 

Acordar para malhar: Quanto esperar?

“O importante é que o corpo tenha algum tipo de ativação – um período de aquecimento e alongamento, por assim dizer, para que se prepare para o treino”, diz David Geier, ortopedista especializado em medicina esportiva.

Seja pilates, ioga ou HIIT, provavelmente o exercício será mais difícil para quem não se aquecer antes. Para o médico, então, é seguro esperar, pelo menos, de 15 a 30 minutos depois de despertar para começar a praticar qualquer atividade, seja moderada ou intensa. 

Também é preciso levar em conta que diferentes exercícios usam diferentes fibras musculares e sistemas de energia, o que afetará seu corpo de maneira distinta. 

Leia também: 8 motivos para se exercitar logo pela manhã

No caso de uma corrida, o corpo leva de três a cinco minutos, às vezes mais, para perceber que fará uma atividade antes de iniciar o metabolismo aeróbico, em oposição a uma aula de HIIT, por exemplo, em que é necessário alterar os sistemas de energia de forma rápida pela intensidade do treino. 

Entretanto, nos dois casos se vê a necessidade de fazer um aquecimento dinâmico para sinalizar ao corpo e ao sistema nervoso central que você vai se mover, em vez de apenas correr para a aula e começar. 

Malhar x alimentação

O que você come antes de praticar atividades – e quando come – também influencia em como irá se sentir no treino matinal. Assim que você se alimenta, o corpo passa a enviar sangue para o estômago para iniciar a digestão. Então, se você malhar logo em seguida, desencadeia uma espécie de luta sobre para onde o volume de sangue em seu corpo deve ser mandado.

Portanto, é melhor comer algo leve e dar um tempo para digerir antes de partir para o suor. A moral da história é que você não deve forçar seu corpo a passar do repouso ao exercício sem prepará-lo. Dez minutos de alongamentos dinâmicos já ajudam o corpo a se organizar para essa atividade.

Caso contrário, você está basicamente indo de zero a 100, e seu organismo simplesmente não irá responder como deveria. 

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo é nutricionista clínica pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em Saúde da Mulher e Reprodução Humana pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) e especialista em emagrecimento e nutrição estética CRN-3 77456 Também é jornalista e editora-chefe da Vitat.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia