Escrever à mão: Conheça os benefícios da técnica

Com o avanço da tecnologia, muitas pessoas substituíram a escrita à mão por mensagens de texto em dispositivos móveis. Isso porque digitar é mais rápido e fácil. Além disso, o pensamento de que a escrita é algo utilizado apenas na infância é muito comum. Mas, se engana quem pensa que escrever à mão é dispensável, pois a técnica pode trazer diversos benefícios para a saúde mental. 

Segundo um estudo publicado em 2016, no The Journal of Learning Disabilities, a linguagem escrita pode promover as habilidades como a capacidade de controlar pensamentos, ações e emoções. 

Dessa maneira, conheça os principais benefícios da escrita à mão:

Escrever à mão estimula a memória

Pensar nas palavras certas e colocar tudo no papel exige analisar a forma de escrever. Ou seja, é preciso estar atento aos erros ortográficos e recordar como dar origem às letras. 

Leia também: Aprender uma nova língua pode melhorar a saúde do cérebro

Aumenta a criatividade

Para escrever à mão, a criatividade é a área mais estimulada do cérebro. Dessa forma, existem diversas técnicas a serem exploradas na escrita, como o lettering, por exemplo.

Ao contrário da caligrafia, o lettering consiste em desenhar as letras livremente, podendo unir a escrita e a ilustração. Ou seja, o intuito é criar estilos de fontes diferentes e sempre aprimorá-los. 

Leia mais em: Lettering: Os benefícios do hobby para a mente

Melhora a compreensão

Há diversos estudos mostrando que as anotações à mão trazem mais resultados escolares do que as feitas no computador.

Assim, a linguagem escrita facilita a interpretação das palavras próprias. 

Escrever à mão pode aliviar os sintomas da depressão e ansiedade

A escrita à mão também é uma ótima alternativa para reduzir o estresse e até mesmo sintomas de depressão e ansiedade. Por ser uma atividade lenta, os seus pensamentos se concentram apenas naquilo, deixando sua mente mais calma.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo