Como fazer escolhas alimentares saudáveis estando exausto

Não importa o quanto você goste de comida ou o quanto habilidoso é no departamento de culinária, fazer escolhas alimentares saudáveis é uma batalha contínua. Especialmente em tempos de coronavírus, nos quais a quarentena impossibilita as saídas para restaurantes, lanchonetes e, até mesmo, limita as idas ao supermercado. Além disso, o delivery mais próximo nem sempre é uma opção saudável.

Isso ocorre porque a exaustão e o estresse do isolamento social mexem com nossos hormônios da fome. Assim, quando estamos cansados, os níveis do hormônio da fome grelina aumentam. Da mesma forma, os níveis de leptina, que nos ajuda a sentir-se cheios, caem. Com isso, as áreas do cérebro que controlam a força de vontade são “sequestradas”, dificultando a resistência aos desejos de fast food.

Nesse cenário, é difícil fazer escolhas alimentares saudáveis, mas não é impossível. Com apenas um pouco de planejamento você pode mostrar quem manda nos hormônios da fome fora de controle. Veja como começar.

Mantenha lanches saudáveis por perto

Ter uma barrinha de cereal, nozes, sementes, um iogurte ou uma fruta para comer entre as refeições pode reduzir a tentação de devorar alimentos industrializados que não têm nutrientes – e muitas vezes aumentam o desejo de comer. Com isso, tais escolhas saudáveis podem ajudar a estabilizar o açúcar no sangue.

Leia também: Como treinar o cérebro para comer menos

Faça porções extras (e congele)

Divida as sobras em porções individuais e as congele em recipientes ou sacos de armazenamento. Depois de tirar um tempo específico para cozinhar, você terá uma variedade de refeições caseiras prontas para aquecer e escolher nos dias em que se sentir sobrecarregado.

Planeje os deslizes

Se você tem um desejo noturno de chocolate mais forte do que você, mantenha um pequeno chocolate amargo por perto para suprir esse desejo. Assim, ceder a essa vontade vai impedi-lo de perder o controle e consumir algo que seu corpo realmente não precisa.

Leia também: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Faça substituições 

Quando se está no modo de desejo por falta de sono, cansaço ou exaustão, é possível reduzir o dano optando por versões mais saudáveis ​​de alimentos comumente pouco nutritivos. Por exemplo, troque o sorvete por iogurte grego ou uma caixa de chocolates por uma barra de proteínas sabor de chocolate. Você poderá desfrutar das texturas e sabores, e a proteína nessas escolhas ajudará a mantê-lo mais satisfeito por mais tempo.

Prefira comida de verdade

Por fim, para manter uma alimentação saudável, priorize refeições compostas por comida de verdade, como feijãobatatacarnefrango, peixe, ovo, verduras, legumes, frutas, grãos, cereais e iogurte natural. Portanto, fuja de alimentos industrializados, que são cheios de açúcar, gorduras, sódio e muitas vezes não saciam a fome por tempo prolongado e nem nutrem o corpo.  

Leia também: O que controla o nosso apetite?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.