Escarola: Benefícios e como consumir o vegetal

A escarola é uma folha verde escura, da mesma família que a chicória, cheia de fibras e muito popular na comida brasileira. É uma das mais nutritivas folhas verdes, bem como é conhecida por seu sabor amargo.

Também, possui forte poder prebiótico, e é conhecida por ser um poderoso anti-inflamatório natural. Além disso, é fonte de fibras e sais minerais, como ferro, magnésio, potássio, cobre e muitos outros. 

Nutrientes da escarola em 150 g

  • Cálcio (79,56 mg)
  • Ferro (1,27 mg)
  • Fibra alimentar (3,17 mg)
  • Magnésio (22,95 mg)
  • Manganês (0,64 mg)
  • Selênio (8,2 mcg)
  • Ácido fólico (217,26 mcg)
  • Vitamina C (Ácido ascórbico – 9,95 mg)
  • Zinco (1,21 mg)

Benefícios da escarola

Ajuda no emagrecimento

Primordialmente, por ser pouco calórica (100 g contém apenas 17 calorias), ela é uma excelente adição à dieta (emagreça com o Tecnonutri) . Além disso, por ser fonte de fibras, promove a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal, prevenindo a sensação de inchaço. 

Fortalece a imunidade

Fonte de importantes sais minerais, a escarola fortalece a imunidade, agindo diretamente em benefício do sistema imunológico. Da mesma maneira, é fonte de diversas vitaminas, que também ajudam a prevenir a ocorrência de doenças e infecções no corpo.

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Escarola combate a anemia

Não só, graças à sua abundância de ferro, a escarola ajuda no combate à deficiência de ferro.

Melhora a saúde da pele

Rica em cálcio, melhora a saúde da pele, dos ossos, das unhas e dos cabelos. Com isso, graças ao seu poder antioxidante, ela previne o envelhecimento precoce da pele. 

Como consumir a escarola

Para não perder os benefícios da escarola, prefira consumi-la crua, ou seja, em saladas. Mas, se preferir refogada, deixe-a cozinhando no vapor. Sobretudo, é muito versátil, podendo ser adicionada em diversas receitas. Nutritiva, enriquece qualquer prato, por exemplo: 

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo