Ervilha: Benefícios que você precisa conhecer

A ervilha pode até ser pequena, mas suas grandes propriedades chamam a atenção. O vegetal verde é uma rica fonte de proteína e vitaminas. 

Em suma, a ervilha é um legume e, antes de estar pronta para consumo, ela encontra-se dentro de uma vagem que também é comestível, apesar de seu consumo ser menos comum. Há cerca de 200 variedades desse legume, sendo todas altamente nutritivas. 

Essencialmente, ela é uma das queridinhas da dieta vegetariana, bem como da vegana, por ser uma excelente fonte vegetal de proteína. Não só, é altamente fibrosa e abundante em vitaminas, especialmente a vitamina A, que beneficia a saúde dos olhos, da pele e do sistema cardiovascular. Além disso, é abundante em minerais como o zinco e o cálcio, que ajudam no fortalecimento ósseo e muscular. 

Leia mais: Vitamina A ajuda a combater câncer de pele

Benefícios da ervilha

Previne a diabetes

Além de beneficiar a pele, os olhos, o coração, bem como os ossos e os músculos, o pequeno superalimento também ajuda na prevenção da diabetes, visto que facilita a regulação do nível de açúcar no sangue, principalmente devido à riqueza em fibras.

Ajuda no emagrecimento

Por ser uma rica fonte de fibras, ela ajuda a controlar o apetite, regular o intestino, prevenir a sensação de inchaço, bem como a constipação. Tudo isso facilita o processo de emagrecimento. Além disso, promove a sensação de saciedade, o que previne exageros na hora da refeição. 

Fortalece a imunidade

Ainda, sua abundância em vitaminas, bem como em antioxidantes ajudam a fortalecer a imunidade. Dentre outros efeitos positivos, isso ajuda a prevenir doenças como a gripe.

Evita a sensação de cansaço 

Rica em vitamina C, potencializa a absorção de ferro no organismo. Dessa forma, com o corpo bem nutrido desse mineral essencial, previne-se a anemia que, entre outras coisas, causa a sensação de fadiga (cansaço extremo) e mal-estar generalizado.

Leia mais: Anemia: Alimentos que ajudam a combater

Como consumir a ervilha

Entre outras opções.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo