Melhores ervas para chá que você pode plantar em casa

Sim, você pode plantar e colher suas próprias ervas para chá em casa. Felizmente, iniciar um jardim ou horta de chá é bastante simples. Entender e otimizar as condições do local – saber exatamente quanto sol uma área recebe, em que zona você vive e que tipo de solo indicado são ótimos passos para começar. 

Além disso, você não precisa de um espaço enorme para o jardim, porque muitas ervas para chá podem ser cultivadas em vasos na varanda, no quintal ou no parapeito de uma janela ensolarada.

No entanto, um grande conselho sobre o cultivo de uma horta caseira é nunca usar produtos químicos, pesticidas ou repelentes de insetos em suas ervas. Com tudo isso dito, continue lendo para aprender sobre as plantas mais fáceis e saborosas a serem cultivadas para uma xícara de chá perfeita. 

Hortelã

Esta erva popular fácil de cultivar é notável por ajudar na digestão. A hortelã-pimenta é mais forte que a hortelã e é mais usada nos chás. Dica: sempre plante essa espécie em um vaso, caso contrário, ela pode se espalhar “pelo mundo” – pois é incrivelmente invasiva. Cultive-a em pleno sol.

Lavanda

Seu sabor floral é surpreendentemente doce nos chás e tem um efeito calmante, o que é ótimo para reduzir a tensão. As flores – a parte da planta usada para fazer o chá – podem ser colhidas e utilizada imediatamente. Mas, você também tem a opção de secar os caules de cabeça para baixo em um local fresco para uso posterior. No jardim, a lavanda requer excelente drenagem e sol. 

Leia também: Chá de folha de abacate: Conheça a novidade

Verbena 

Refrescante e ácida, suas folhas apreciam o sol e não gosta de invernos frios. Em forma de chá, melhoram a digestão e a dor nas articulações.

Tomilho

Normalmente reservado para pratos culinários, esse tempero tem baixo crescimento e também é adorável em chás, em que seu sabor terroso e levemente refrescante pode aliviar problemas de barriga e dores de garganta. Cultive esta planta de baixa manutenção em pleno sol. Como um bônus adicional, é uma planta que atrai polinizadores. Portanto, adicionar tomilho ao seu jardim também pode ser benéfico para o resto da horta. 

Camomila

Conhecida por acalmar os nervos e ajudar a ter um sono tranquilo, a camomila é a planta perfeita para adicionar ao seu jardim de chá. As flores pequenas e encantadoras podem ser frescas ou secas. Cultive-a em um local ensolarado e regue generosamente.

Leia também: Chá detox para ajudar a emagrecer

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.