Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções

Sabia que existem ervas antivirais que podem ajudar a proteger a saúde? Há milhares de vírus que podem causar infecções. Por isso, é importante conhecer maneiras de fortalecer a imunidade contra eles e combater infecções. 

Resumidamente, esses patógenos podem causar desde gripe até hepatite e mononucleose. Entre outras coisas, o vírus que mais vem chamando a atenção ultimamente é o COVID-19, popularmente conhecido como coronavírus.

Um vírus é um pequeno agente infeccioso que replica-se dentro das células vivas de outros organismos. Dessa forma, sua replicação ocorre mais facilmente em organismos com a imunidade baixa. Portanto, é de extrema importância manter o sistema imunológico em sua melhor forma.

Ervas antivirais para fortalecer a imunidade

As ervas antivirais são capazes de inibir o desenvolvimento de vírus, além de fortalecer a imunidade. Algumas dessas ervas são:

Equinácea

A equinácea é uma planta medicinal usada há anos. Também conhecida nomes como flor-de-cone, são as suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e desintoxicante que chamam a atenção. Sendo assim, ela é uma erva antiviral poderosa.

Pesquisadores da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, concluíram que o consumo da planta pode atenuar as chances de desenvolver resfriado comum em mais de 58% dos casos. Além disso, o estudo, divulgado na revista científica The Lancet Infectious Diseases, alega que a equinácea reduziria em até quatro dias a duração do resfriado. 

Leia também: Equinácea: Conheça os benefícios da planta

Calêndula

A calêndula é cheia de benefícios, como a proteção do sistema imunológico. Além de proteger a saúde do coração, essa planta medicinal é anti-inflamatória, rica em vitaminas e antioxidantes, como o betacaroteno. Por isso, ajuda a proteger o corpo da ação de vírus. 

Alho

Além de ser um querido condimento, muito utilizado na culinária, o alho é excelente para fortalecer a imunidade e, portanto, age como um antiviral natural. Devido à propriedades específicas dele, o alho ajuda a combater a ação de microorganismos que podem ser extremamente maléficos para a saúde e ocasionar infecções.

Leia também: Alho negro: O que é, para que serve e como usar

Unha de gato

A erva unha de gato possui propriedades medicinais e é notória por sua ação antiviral. Também chamada de Herinha, é anti-inflamatória e reativadora da imunidade e pode ser usada no tratamento de amigdalite e artrite. 

Leia mais: Os temperos e ervas mais saudáveis para incluir na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo