Erva de tostão: O que é, para que serve e seus benefícios

A erva de tostão é uma planta medicinal também chamada de pega-pinto, amarra-pinto, agarra-pinto, bredo-de-porco, erva-de-porco, batata-de-porco e tangaracá. Ela pode ser encontrada em todo o mundo e é especialmente benéfica para o sistema urinário, pois é diurética e ajuda na eliminação de impurezas e toxinas do corpo. Também faz parte da medicina ayurveda.

Refeição de Dieta Low Carb

Benefícios da erva de tostão

Previne a retenção de líquido

A erva de tostão é diurética, por isso, previne que o corpo retenha líquido excessivamente, ou seja, previne a retenção hídrica. Há inúmeras razões para a retenção de líquidos se manifestar, mas a mais recorrente é o sistema circulatório que não está em pleno funcionamento ou devido a uma disfunção hormonal que altera o metabolismo.

O calor também pode ser o responsável pelo aumento da retenção porque estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, assim como o consumo excessivo de sódio, que influencia o quadro inflamatório.

Leia também: Zimbro: Benefícios e propriedades da planta

Fortalece a imunidade e inibe o estresse oxidativo

É uma planta naturalmente anti-inflamatória. Por isso, seu consumo pode ajudar no fortalecimento da imunidade, garantindo um sistema imunológico melhor protegido. Além disso, pode inibir o estresse oxidativo – processo inflamatório causado pelos radicais livres e que pode levar ao envelhecimento precoce da pele e à ocorrência de doenças como certos tipos de câncer e o Alzheimer.

Leia mais: Japecanga: Para que serve a planta medicinal brasileira

Efeito detox

Ainda, é uma planta que ajuda – devido ao seu potencial diurético – a limpar o organismo, promovendo a melhor eliminação de toxinas e impurezas por meio da urina. Por isso, pode ser aliada no tratamento de cistites e infecções urinárias.

Leia também: Suco de cranberry ajuda a combater infecção urinária?

Como consumir a erva de tostão

A erva de tostão é mais comumente consumida na forma de chá (infusão). As folhas secas e trituradas da folha podem ser encontradas à venda em lojas de produtos naturais.

Como preparar o chá

  • Primeiramente, separe três colheres de folhas secas de erva (sua raiz também pode ser usada, caso esteja devidamente triturada)
  • Em seguida, leve ao fogo 1 litro de água
  • Misture as folhas à água e deixe que a chaleira ferva
  • Sirva quando morno

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo