Erros que tornam a caminhada menos efetiva

A caminhada é uma ótima alternativa para quem não gosta de academia ou não quer gastar dinheiro. Além disso, esse exercício traz diversos benefícios à saúde, como reduzir o estresse, fortalecer a musculatura das pernas e melhorar a circulação.

No entanto, para colher os frutos da caminhada e prevenir os riscos de lesões, é importante saber quais erros comuns se deve evitar.

Usar os tênis errados

Usar os sapatos errados durante a caminhada é um dos erros mais comuns. Contudo, o par de tênis errado pode levar a sérias consequências como fascite plantar e problemas no joelho.

Portanto, invista em tênis de corrida, com amortecimento médio, que irá apoiar e amortecer o suficiente para proteger os pés. Busque ajuda de especialistas em calçados esportivos, que irão garantir que você obtenha o sapato certo.

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Andar com a cabeça baixa

Você já notou se está sempre olhando para baixo ou verifica o seu celular com frequência durante a caminhada?

Ter uma boa postura enquanto caminha permite que você respire bem e evite problemas nas costas, pescoço e ombros. Dessa maneira, mantenha o queixo erguido ao caminhar, paralelo ao chão.

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Usar muitas roupas

Quando usamos muitas roupas durante um exercício, o corpo fica extremamente suado. Então, ao sair para caminhar, opte por roupas leves e fáceis de tirar à medida que você começar a sentir calor. 

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Pular intervalos

Se você costuma pular intervalos ao caminhar, mude sua rotina. De acordo com pesquisas, os intervalos podem ajudá-lo a queimar mais gordura e aumentar seu nível de condicionamento físico.

Segundo um estudo recente, os treinos intervalados durante a caminhada também pode ajudá-lo a controlar melhor o açúcar no sangue. Desse modo, se você estiver caminhando de 4 a 5 dias por semana, introduza intervalos em pelo menos duas dessas caminhadas.

Não beber água o suficiente

Durante a prática de atividades físicas, há perdas significativas de água e sais minerais, o que pode levar a um quadro de desidratação. Por isso, é tão importante beber água quando nos exercitamos.

Dito isso, carregue uma garrafa de água com você todos os dias que sair para caminhar. Beba um copo de água dez minutos antes de caminhar, a cada 20 minutos quando estiver caminhando e um copo quando terminar.

Evite bebidas com cafeína antes de iniciar o exercício, pois podem causar perda de líquidos e sede constante.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo