Erros ao levantar halteres que podem prejudicar o treino

Levantar pesos é a melhor maneira de aumentar a ativação muscular. O que resulta em músculos mais fortes e definidos. No entanto, cometer erros na hora dos exercícios pode ser mais comum do que você imagina. Seja por falta de força ou manuseio inadequado dos pesos, é fácil ser vítima de erros ao levantar halteres.

Executar os movimentos incorretamente não só prejudica os ganhos que você procura, como também aumenta o risco de dores e lesões. Por isso, é importante saber quais são os erros comuns que comprometem a eficácia do seu treino. Veja abaixo:

Segurar os halteres com os pulsos dobrados

peso ideal dos halteres

Antes de levantar os pesos, é fundamental manter os pulsos retos e rígidos durante todo o movimento. Assim, isso aumentará sua aderência ao peso, envolvendo os músculos do antebraço. 

Portanto, não deve haver ângulo ou flexão no pulso. Se parecer difícil, diminua o peso para garantir a segurança das articulações durante o exercício.

Não completar as repetições

Para fortalecer seus músculos da forma adequada é necessário treiná-los em todos os ângulos e amplitudes de movimento. Ou seja, não completar todas as repetições não fornecerá os resultados que você procura.

Além disso, praticar toda a amplitude de movimento também pode ajudar a melhorar a profundidade de seus movimentos e mantê-lo livre de lesões. 

Dessa maneira, uma forma mais fácil de realizar todas as repetições no seu treino, é diminuir o peso.

Respirar errado

A respiração é um fator muito importante durante a musculação. Sendo assim, o recomendado é expirar pela boca ao levantar um peso e inspirar profundamente pelo nariz enquanto o abaixa.

Ao respirar adequadamente durante o exercício, o oxigênio consegue a chegar aos músculos mais facilmente, o que os ajuda a se movimentar.

Leia também: Saiba como escolher o peso ideal dos halteres

Não envolver o tronco

Envolver o tronco ao levantar halteres é uma maneira simples de corrigir a maioria dos problemas relacionados à postura. 

Se você não envolver seu tronco, provavelmente irá arquear a região lombar, o que pode causar dores na região. Porém, se você mantiver seu abdômen firme, evitará arquear. 

Para evitar problemas de postura e dores na lombar, antes de iniciar um treino, lembre-se de preparar seu tronco.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo