Erros alimentares que aumentam o risco de exposição ao coronavírus

Mesmo com todos os cuidados durante a quarentena, há erros alimentares que parecem simples práticas do dia a dia, mas que podem aumentar o risco de exposição ao coronavírus.

O coronavírus é a maior preocupação mundial de saúde em 2020, e o isolamento social é a forma mais eficiente de combater a transmissão do COVID-19. Assim, a pandemia fez com que todos nós repensássemos o modo como lidamos com o cotidiano, desde dar um passeio lá fora até a forma como socializamos.

Outro fato com a qual tivemos que ser criativos é como compramos, cozinhamos e comemos de maneira segura. Você pode manter distância das pessoas nos supermercados, mas essa é apenas uma parte da redução de suas chances de contrair o vírus.

Existem vários outros erros alimentares que podem estar colocando você em maior risco de exposição. Evite cometer esses deslizes para se manter saudável durante e após a pandemia.

Leia também: Coronavírus: Alimentos que fortalecem imunidade podem prevenir?

Erros alimentares que expõem você ao coronavírus

Não se alimentar de forma saudável

Passar tanto tempo dentro de casa pode causar ansiedade, estresse e agir como gatilho para muitas pessoas, que atacam guloseimas, frituras ou alimentos altamente processados. Mas, é necessário manter sua alimentação o mais saudável possível, para fortalecer a imunidade e manter o corpo com a saúde em dia.

Tocar no rosto quando estiver fazendo compras no supermercado

Pode até parecer exagero, mas é essencial evitar tocar o rosto quando estiver fazendo compras no supermercado – um dos poucos momentos em que é aceitável sair de casa em tempos de quarentena. Isso se explica pelo modo como o vírus é transmitido e pela incerteza se ele pode ou não permanecer na superfície de objetos (ou seja, além de humanos e demais animais). Entretanto, já foi comprovado que o vírus pode sobreviver sobre plástico e, por isso, ao tocar um objeto contaminado e, em seguida, tocar seu rosto, há chances de contaminação.

Leia mais: Como ir ao supermercado em segurança durante a quarentena

Não manter a cozinha higienizada

Higiene é prioridade nesse momento e isso não vale apenas para nossas mãos. Pois nossa casa e, em especial, a cozinha também deve ser devidamente higienizada. Pois será nesse ambiente que suas refeições serão preparadas. Em especial, o balcão da pia, em que muita vezes alimentos são cortados, deve ser constantemente higienizado a fim de minimizar qualquer risco.

Leia também: Coronavírus: Como higienizar frutas e vegetais corretamente

Não lavar as mãos antes de comer

Na pressa, acontece: esquecemos de lavar as mãos antes de comer. Entretanto, no momento atual isso não deve acontecer, pois qualquer contato com o vírus pode ser suficiente para a contaminação. Não descuide e lave as mãos antes das refeições.

Leia mais: Coronavírus e a alimentação: Principais dúvidas

Não usar máscaras na hora de receber entregas

Não usar máscaras na hora de buscar pedidos e entregas é um problema simples de ser resolvido, mas que muitos ainda cometem. Você não apenas arrisca a si mesmo, mas também outras pessoas, como o entregador ou quem eventualmente encontrar no elevador ou portaria. Portanto, usar a máscara nesse momento é indispensável.

Leia mais: Como montar uma geladeira saudável nos tempos de coronavírus

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo