fbpx

Equinácea: Conheça os benefícios da planta

A equinácea é uma planta medicinal usada há anos. Também conhecida como flor-de-cone, púrpura e rudbéquia, é muito aplicada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. Em princípio, suas propriedades essenciais são anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante e outras.

Pesquisadores da Universidade de Connecticut, Estados Unidos, concluíram que o consumo da planta pode atenuar as chances de desenvolver resfriado comum em mais de 58% dos casos. Além disso, o estudo, divulgado na revista científica The Lancet Infectious Diseases, alega que a equinácea reduziria em até quatro dias a duração do resfriado. 

Da mesma forma, pesquisas apontam que possuem a capacidade de amenizar os sintomas da depressão, ao estimular a liberação de L-DOPA, que também é usado para tratar sintomas de Parkinson.

Benefícios da equinácea

Tratamento de (muitas) infecções

A equinácea é um dos fitoterápicos mais estudados e utilizados do mundo. Estima-se que essa planta possa tratar basicamente qualquer infecção. Por isso, é usada há centenas de anos – antes mesmo da América do Norte ser colonizada, os nativos norte-americanos já conheciam os benefícios da erva.

Da mesma maneira, pode ser usada para tratar queimaduras, mordidas e lesões superficiais diversas, como pequenos cortes e machucados.

Leia mais: 5 motivos para tomar chá todos os dias

Fortalece a imunidade

Assim como é usada para curar infecções, ela pode preveni-las, visto que age de forma que a imunidade é fortalecida, pois o sistema imunológico é estimulado com seu consumo.

Controla o colesterol

Devido à abundância de antioxidantes, a equinácea ajuda no controle do nível de colesterol no sangue. Em conjunto com uma dieta adequada e o tratamento apropriado, seu chá pode ser usado como um suplemento para pacientes diabéticos e pré-diabéticos.

Leia mais: O que causa o colesterol alto

Como consumir a equinácea

Mais comumente, é consumida em forma de chá, o qual fornece todos esses benefícios e mais. Também, pode ser encontrado em pó e em cápsulas.

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!

 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo