Como equilibrar trabalho, filhos e estresse durante a quarentena

O isolamento social por conta da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) mudou a rotina de maneira repentina. Para quem está cumprindo home office pode ser difícil encontrar um equilíbrio entre o trabalho, filhos e as tarefas de casa.

O estresse está sendo um fator muito presente no cenário atual. Por isso, é importante cuidar da saúde mental. Mas, com algumas dicas simples você pode gerenciar o dia a dia de uma maneira menos tensa. Confira:

Leia também: Como cuidar da saúde mental enquanto trabalha em casa

Defina metas realistas

Faça uma lista com as tarefas mais importantes que você deve fazer durante o dia, seguido do que você gostaria de fazer se tiver uma brecha.

Assim, estimule quanto tempo você levaria para concluir as atividades. Calcule levando em conta que tudo levará mais tempo do que costuma ser feito. O tempo dependerá do dia, das crianças ou de vários outros fatores.

Então, em vez de esperar concluir tudo, planeje com antecedência para ter uma melhor noção do que você pode gerenciar naquele dia e do que pode ser deixado para um outro momento.

Leia também: Como proteger a saúde mental das crianças durante a quarentena

Aceite mudar a rotina

Embora estejamos sem sair de casa, há quem tente seguir um padrão e continuar com a rotina. Diante disso, vale uma adaptação. Assim, se você costuma ir à padaria se encontrar com um amigo e conversar, faça seu café em casa e participe de uma vídeo chamada. Se tem o hábito de ler no caminho para o trabalho, dedique algum tempo a um livro ou jornal antes de começar suas tarefas.

Tenha um espaço destinado ao trabalho

Descubra o que você precisa para fazer o seu trabalho da melhor forma. Seja com objetos e decorações em volta ou um espaço minimalista. Se necessita de silêncio para as reuniões, mas não possui um escritório, pode ser necessário colocar uma mesa em seu quarto. Dito isso, tente tirar proveito do que já tem. Organize um espaço de trabalho que funcione.

Leia também: Home office: Como se manter produtivo trabalhando em casa 

Faça pausas

Ter intervalos sempre que possível é importante. Diferente do ambiente de trabalho, em que as pausas e conversas são naturais, no home office cabe a você iniciar uma conversa ou fazer uma pausa.

Converse com colegas de trabalho ou leia algum livro com seu filho. Você pode se sentir revigorado e pronto para enfrentar seu próximo desafio.

Também é necessário encontrar algum tempo todos os dias para focar não apenas no trabalho e nos filhos, mas em si mesmo. Isso pode significar 15 minutos de meditação ou yoga ou comer seu lanche preferido.

Saiba que isso é apenas uma fase

Desafios como trabalhar em casa com crianças podem ser bons para todos. Porque seus filhos podem aprender algumas lições sobre independência e poderão ver um lado seu que talvez não conhecessem antes.

Pense que é apenas uma fase que estamos passando e aprender a trabalhar com essas circunstâncias o ajuda a se tornar mais adaptável e resiliente.

Leia também: Como evitar comer demais quando se está trabalhando em casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo