Embaúba: A fruta brasileira que combate resfriados

A embaúba é uma típica fruta brasileira cujas propriedades são usadas para fins medicinais há anos. Presente em quase todo o território nacional, seus benefícios para a saúde vem ganhando cada vez mais notoriedade.

Trata-se de uma planta relativamente alta (cerca de 15 metros de altura). Muito usada para fins medicinais, suas propriedades são certamente muito ricas. Assim, fibras, vitaminas e minerais são encontrados em abundância na composição de suas frutas e sementes.

Em suma, a fruta da embaúba é um rico alimento especialmente benéfico para a saúde intestinal e do coração, visto que possui ação hipotensora (combate a hipertensão). Ainda, as folhas da árvore podem ser utilizadas e são consideradas um remédio natural, excelente no tratamento de condições respiratórias. 

Benefícios da Embaúba 

Tratamento natural para resfriados

Há séculos usada pelas populações nativas do continente americano, a árvore pode ser aproveitada quase que integralmente. Entretanto, uma de suas partes merece ser destacada: as folhas. São elas as responsáveis por um dos mais eficazes tratamentos naturais para resfriados e seus sintomas mais incômodos, como a tosse. Nesse sentido, suas folhas têm sido usadas para produzir, por exemplo, pomadas. Também pode ser muito potente em forma de chá. 

Leia mais: Como fortalecer a imunidade

Protege a saúde do coração

Além disso, as folhas podem ser utilizadas para combater a pressão alta. Portanto, ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. Além disso, os frutos da árvore são ricos em fibras – macronutriente essencial para a saúde do coração, do intestino e que facilitam o emagrecimento.

Leia também: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Combate retenção de líquido 

É também sabido que a embaúba possui forte ação diurética e hidratante. Por isso, quando ingerida, por exemplo, em forma de chá, pode ser excelente combatente da retenção hídrica. Entre outros efeitos, a retenção pode provocar o aparecimento de celulites no corpo.

Leia mais: Por que temos retenção de líquidos e como evitá-la?

Como consumir embaúba

De modo geral, é mais consumida em forma de sucos ou chá feitos a partir de folhas secas. Hoje, também pode ser encontrada em forma de cápsulas e pomadas.

Cuidados no consumo de embaúba

O consumo de sucos ou chás da folha de embaúba não são recomendados para mulheres grávidas.

Leia também: Chá de pariparoba: A poderosa planta medicinal brasileira

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo