É possível emagrecer sem atividade física? Saiba mais

Para perder peso não existe milagre. Você precisa gastar mais calorias do que ingere – o famoso déficit calórico. Geralmente, esse gasto é feito por meio de exercícios combinados com uma dieta balanceada Enquanto a comida atende às necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo e queimam as calorias. No entanto, nem todas as pessoas têm tempo para se exercitar, por conta das tarefas diárias ou simplesmente não gostam de treinar. Mas, de acordo com diversos estudos, é possível sim emagrecer sem atividade física.

Dessa maneira, para atingir os seus objetivos e emagrecer, você deve modificar o seu plano de alimentação. Além disso, antes de iniciar o processo de emagrecimento você deve buscar orientação de um nutricionista.

Como emagrecer sem atividade física

Conte as calorias

Emagrecer sem atividade física pode ser uma tarefa muito difícil. E outra vantagem de aliar dieta e exercícios físicos é a possibilidade de perder gordura e ganhar músculo ao mesmo tempo, conquistando, assim, um corpo mais sequinho e tonificado.

Mas, para quem deseja emagrecer sem atividade física, em primeiro lugar deve contar a quantidade ingerida de calorias todos os dias. 

Dessa maneira, para descobrir quantas calorias devem ser cortadas da sua alimentação, calcule o quanto você consome. Uma dica é buscar um aplicativo que controle o consumo de alimentos e forneça uma dieta com cardápios, como o Tecnonutri. A partir disso, informe o seu peso, a altura e a idade para calcular o quanto você deve consumir por dia.

No entanto, os especialistas sugerem não consumir menos de 1200 calorias todos os dias. Isso porque com uma dieta muito restrita, a pessoa pode ficar sem alguns nutrientes.

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Tenha uma alimentação saudável

Ter uma dieta balanceada é o principal fator do emagrecimento. Portanto, veja alguns alimentos que podem ajudar:

  • Frutas e vegetais: São alimentos essenciais para suprir a saciedade. Ainda, eles têm poucas calorias e oferecem uma quantidade enorme de vitaminas, minerais, e antioxidantes. 
  • Proteína magra: Inclui carnes brancas e vermelhas, ovos, legumes, laticínios e tofu são ótimas fontes de proteína. Acrescente de 90 a 120 gramas de proteína em cada refeição.
  • Cerais e grãos integrais: Por exemplo, quinoa, aveia, arroz, pão e macarrão integrais.

Além disso, uma boa estratégia para acelerar o emagrecimento é seguir um programa com diferentes metodologias alimentares, como a dieta low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) , o detox e o popular jejum intermitente

Crie um diário alimentar para emagrecer sem atividade física

Faça anotações de tudo o que come. Quais foram os horários das refeições e, principalmente, o seu estado emocional no momento. Assim, ficará mais fácil ver o que foi consumido errado ou em excesso e quais as causas desses deslizes. 

Concentre-se no que está comendo

A vontade de almoçar vendo televisão é grande. Mas, no momento da refeição é importante focar para controlar o que come. Portanto, escolha locais tranquilos e agradáveis para fazer suas refeições e se desconecte de aparelhos eletrônicos e redes sociais. Mastigue com calma. 

Controle o tamanho das porções para emagrecer sem atividade física

Para manter uma alimentação equilibrada e saudável é preciso consumir todos os grupos alimentares – as proteínas, os carboidratos, as gorduras e, claro, as frutas e as verduras. Mas, só isso não basta. Já que é importante também conhecer e respeitar as quantidades ideais de cada grupo. 

Assim, cada um deve controlar as porções dos alimentos que ingere ao longo do dia. Além disso, também é bom ficar de olho no excesso de itens como manteiga, óleo, molhos de salada, maionese e condimentos.

Dieta e exercícios físicos: Combinação para o emagrecimento eficaz

Você é daqueles que dizem que não gostam de exercícios físicos, mas está lutando para emagrecer? Às vezes, você só não encontrou a atividade ideal. Musculaçãopilatescorrida, exercícios com o peso do corpo que podem ser feitos em casa, danças como zumba e até uma caminhada. Ou seja, tudo vale quando o assunto é sair do sedentarismo e emagrecer.

É fundamental a prática de atividade física da infância até o envelhecimento. Por outro lado, é difícil arrumar tempo para se exercita. Ainda mais para praticar mais de uma atividade física. Mas, se você estiver procurando uma estratégia mais eficiente de emagrecimento, poderá combinar mais de uma prática para variar a rotina. 

Por fim, lembre-se que exercícios devem ser atividades prazerosas. Portanto, não adianta escolher uma modalidade que você detesta só porque você viu que ela emagrece mais. Afinal, as chances de você desistir por causa disso são muito maiores.

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Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo