Como emagrecer rápido e com saúde

Não existe segredo: para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) rápido é necessário que o corpo gaste mais calorias do que consome. E é por isso que as duas medidas mais importantes para chegar ao peso ideal são ajustar hábitos alimentares e praticar atividades físicas.

Ter uma alimentação saudável é essencial para alcançar uma maior qualidade de vida. O abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares é um gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer.

Leia também: Reeducação alimentar: Saiba o que é e como começar

Mas não adianta mudar de uma hora para outra: é importante mudar de hábito de maneira gradual para que seja duradoura, adaptando a alimentação para um cardápio saudável e variado.

Emagrecer rápido com saúde

Para perder peso com saúde o indicado é aprender a se alimentar melhor. Nada de restringir a alimentação por si, escolhendo sopas, shakes ou chás milagrosos.

Você precisa ter consciência das escolhas mais saudáveis para emagrecer gradativamente e com saúde. Assim, após chegar em seu peso ideal você será capaz de se manter no peso dos sonhos. Afinal, você não vai viver a vida inteira de shakes emagrecedores, sopas para emagrecer ou só comendo proteína.

Aprender a comer melhor é a maneira mais eficiente de perder peso com saúde e mantê-lo pela vida toda. Confira algumas dicas simples e certeiras:

Consuma alimentos que queimam gordura

Os alimentos termogênicos podem ser grandes aliados da dieta, pois exigem que o corpo queime mais calorias para digeri-los. 

Basicamente, eles atuam aumentando a temperatura do organismo, fazendo com que o metabolismo fique mais acelerado e com que a queima de gorduras seja muito maior.

Temperos como canela, pimenta e gengibre, frutas vermelhas, chá verde e vegetais como acelga e couve estão na lista dos mais indicados.

Coloque alimentos que desincham no menu

Alimentos ricos em ômega 3 (salmão, atum, sardinha, arenque, cavala, linhaça, castanhas) contribuem para o emagrecimento devido à ação anti-inflamatória.

Aumente a saciedade

Alimentos ricos em fibras proporcionam maior saciedade, logo a fome demora mais a aparecer, o que ajuda você a emagrecer. As principais fontes de fibras são: frutas, cereais integrais, como arroz, trigo, centeio, cevada e a aveia. As leguminosas, como feijões, lentilha, grão de bico e ervilha e as verduras e legumes também contam com boas quantidades de fibras.

Invista em um prato equilibrado e variado

Uma alimentação saudável pede equilíbrio de nutrientes e variedade de alimentos. Para emagrecer vale investir em frutas, legumes, verduras. Não se esqueça de completar o menu com diferentes tipos de carnes, cereais, leguminosas (feijão, lentilha), leites e derivados, grupos alimentares essenciais para a alimentação diária.

Pratique exercícios que queimam gordura

A Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados por semana para uma pessoa ser considerada ativa. Ou seja, praticando uma hora de exercício em três dias na semana (180 minutos), você já ultrapassa essa meta. Para queimar gordura e emagrecer é importante investir em atividades aeróbicas como: caminhadas, corridas, bicicleta, dança, natação, entre outros.

Leia também: O que queima mais calorias: exercício aeróbico ou musculação?

Diminua o consumo de sal e açúcar

O sal é o principal fonte de sódio, mineral que em excesso no organismo aumenta o risco de hipertensão e a retenção de líquido. Já o açúcar consumido em excesso se transforma em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. Alimentos fontes de carboidratos simples são ricos em açúcar. Entre eles estão: açúcar de adição, refrigerantes, doces e os que contam com muita farinha branca, como pães, massas e bolos.

Beba muita água

Consumir os líquidos certos contribui e muito para emagrecer de forma saudável. A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml por kg de peso corporal de líquidos, o que em média fica em torno de 2 litros por dia. Veja a importância de tomar água durante o dia para o emagrecimento e dicas de consumo.

Descubra qual é o seu peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma maneira de avaliar se o peso da pessoa está dentro do considerado saudável ou não. Ele é calculado por meio do peso em quilogramas dividido pela altura ao quadrado (Kg/m²). Apesar de não mostrar a proporção de gorduras e músculos do corpo humano, o IMC ajuda a ter uma noção sobre se o peso do indivíduo está dentro do considerado saudável ou não. Calcule aqui seu IMC e descubra seu peso ideal.

Dieta para emagrecer rápido. Existe?

Muitas das dietas que estão por ai disponíveis na internet, como Dukan e da Proteína, prometem um emagrecimento super rápido e prometem muitos quilos perdidos já nos primeiros dias.

Saiba que você até vai ver resultado na balança, mas isso não significa que você perdeu gordura. Seu corpo acabou perdendo líquido nestes dias, por isso você viu uma redução nas medidas. No longo prazo, a repetição destes métodos pode prejudicar o bom andamento do seu metabolismo, tornando cada vez mais difícil o efeito e resultados de qualquer dieta.

Leia também: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.