Emagrecer: Dicas para acabar com a gula

É só começar a fazer dieta que a gula acontece. Todos aqueles doces e salgados parecem ficar mais gostosos. Você nem estava com vontade de comer besteiras, mas agora você está. Tudo isso porque você colocou a palavra “regime” na sua cabeça.

Na verdade, nem sempre a vontade de consumir essas tentações aumenta. A gula é uma falsa sensação criada pela atenção que a comida está recebendo agora que você está de dieta.

Mas se você sofre com a irresistível vontade de se deliciar com uma feijoada, seguida de uma sobremesa com muito chocolate, atente para alguns truques que ajudam a espantar a gula.

Repense seus conceitos

Não veja verduras, legumes e frutas como se fossem sacrifícios. Elas são essenciais para quem quer ter uma alimentação saudável e precisam fazer parte da sua rotina. Além disso, existem tantas opções que é impossível odiar todas.

Coma para viver; não viva para comer

É claro que você deve estar atento ao que come, mas não precisa pensar nisso o tempo todo. Quando não estiver comendo, faça coisas que sirvam como uma distração. Você pode ler um livro, ouvir música, assistir a seriados, passear com o cachorro…

Previna-se das tentações

Se você ainda está se sentindo tentado, evite dar de cara com as “comidas proibidas”. Na hora das compras, não passe pelos corredores das bolachas recheadas, refrigerantes e outras coisas açucaradas. Afinal, se não tem em casa, você não vai comer.

Não seja um “maria-vai-com-as-outras”

Não precisa deixar de sair com os amigos. Se eles gostam de comer besteira, tudo bem – mas você não precisa fazer igual. Opte por escolhas saudáveis e se pedirem sobremesa, escolha uma fruta.

Pare de pular refeições

Está pensando em matar o almoço para se lambuzar com um doce mais tarde? Pode esquecer. Jamais pule refeições para compensar outras mais calóricas. Você pode até economizar calorias com isso, mas também se privará de diversos nutrientes essenciais ao corpo.

Na dúvida, escolha o básico

Nos restaurantes, o que não falta é variedade. Na dúvida, escolha o prato mais simples. Certamente, eles são bem menos calóricos. É muito melhor escolher arroz, feijão e frango com legumes do que uma fatia de quiche com salada e molho.

Esqueça as dietas radicais

É preciso mudar os hábitos alimentares visando uma alimentação equilibrada. Isso vai favorecer não só o seu emagrecimento, mas a sua saúde. Restrições exageradas não são nada produtivas.

Entenda que dieta não é sinônimo de passar fome

Esqueça a ideia de que é preciso morrer de fome para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) . Quem nunca ouviu aquelas pessoas que emagreceram muito dizerem que agora comem muito mais? O que acontece é que a qualidade da alimentação mudou.Por exemplo, se você come dois lanches de fast food por dia, provavelmente, você já estourou sua quantidade diária de calorias necessárias para o seu corpo.

Leia também: Compulsão alimentar: Como identificar e controlar esse distúrbio

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.