Emagrecer: Bebidas e ingredientes que ajudam a perder peso

Não existe fórmula mágica: quem quer emagrecer precisa alinhar alimentação saudável com uma rotina de exercícios físicos. Porém, alguns alimentos, ingredientes e bebidas podem ser poderosos aliados nesse processo. Confira:

Para emagrecer e perder barriga

Água de berinjela

A água de berinjela é feita da seguinte forma: o vegetal é cortado em cubos e colocado de molho na água potável, após algumas horas ele é retirado e a pessoa bebe a água onde a berinjela estava.

A crença popular é de que esta água seria rica em nutrientes e por isso contribuiria para a perda de peso.

Chá de carqueja

Indicada para distúrbios digestivos e problemas no fígado. O uso não pode ser feito por grávidas, pois pode promover contrações uterinas.

Leia também: Chá detox para ajudar a emagrecer

Chá verde

Atua na composição de gorduras do corpo

Alguns estudos preliminares apontam que umas das catequinas mais presentes no chá verde, a epigalocatequina galato (EGCG), estimula diversas enzimas que controlam o metabolismo das gorduras, inclusive incentivando a quebra delas. Isso faz com que elas sejam mais bem usadas pelo nosso organismo, não ficando apenas paradas no tecido adiposo.

Traz saciedade

Outras pesquisas indicam que as catequinas interagem com os receptores da leptina, hormônio relacionado à sensação de saciedade do nosso organismo. Ou seja, o consumo do chá nas quantidades recomendadas evita que você coma mais do que o necessário para seu organismo.

Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas

Acelera o metabolismo

O chá verde também é conhecido por seu efeito termogênico. Mas ele pode ir além, um artigo publicado em 2011 no jornal científico Obesity Reviews sugere que os polifenois do chá inibem a ação de uma enzima, dessa forma agindo junto com a cafeína, aumentando sua ação de termogênese e a oxidação das gorduras.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Goji berry

Os benefícios estão principalmente relacionados ao efeito antioxidante da vitamina C que combate os danos causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce e doenças degenerativas como câncer, doenças cardiovasculares e Alzheimer. Já as fibras encontradas na fruta irão aumentar a sensação de saciedade, podendo assim, ajudar no emagrecimento.

Konjac

É uma boa substituição ao miojo tradicional por ser leve e menos calórico. Assim como por ter menos gordura, mais fibra e mais fácil de fazer.

Quitosana

Ela proporciona uma série de benefícios para o organismo, como: melhorar o trânsito intestinal, evitar a absorção de gorduras, melhorar a cicatrização. Assim como tem ação analgésica e antimicrobiana e ainda é boa para a pele, ossos e cabelos.

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.