Elixir de inhame: O que é, para que serve e benefícios

Tubérculo popular no Brasil, o inhame faz parte do prato de diversos brasileiros. Mas, você sabe que ele tem um elixir? O elixir de inhame é feito a partir do extrato do inhame, um tubérculo de baixo índice glicêmico e nutrientes importantes para a saúde.

Em resumo, o elixir é uma solução que pode beneficiar a saúde do coração (controla o colesterol), bem como ajudar no tratamento de problemas no estômago e no intestino, por exemplo.

Propriedades do elixir de inhame

O elixir é fonte de propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias de forma geral. Por isso, ele pode fortalecer a imunidade e beneficiar a saúde de muitas formas diferentes. Ainda, é fonte de diosgenina e vitamina B6.

Porém, ele pode conter álcool em sua composição. Assim, é preciso ler a bula antes de comprar (hoje em dia existem versões sem álcool). Além disso, é necessário ter uma recomendação médica para fazer seu uso.

Inhame

Para que serve e benefícios do elixir de inhame

Alivia os sintomas da menopausa

Por conter diosgenina em sua composição, o elixir ajuda a controlar e aliviar os sintomas da menopausa, bem como da TPM. Ou seja, ele ajuda na regulação dos hormônios do corpo feminino. A diosgenina promove a maior produção de estrógeno. Por isso, também ajuda a aliviar a cólica.

Leia mais: Genisteína: Para que serve, benefícios e melhores alimentos

Pele saudável

Ainda, pode ajudar a tratar acne. Não só, ele pode retardar o envelhecimento precoce, uma vez que previne inflamações.

Leia também: Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Reduz dores nas articulações

Ele pode ajudar pacientes de problemas nas articulações, como, por exemplo, a artrite reumatoide, pois o elixir atua na redução das dores que essas condições provocam.

Leia mais: Melhores alimentos para quem sofre de artrite

Como usar o elixir

Em geral, o uso do elixir faz-se via oral. Ainda, é recomendável limitar seu consumo a até 3 colheres de sopa por dia para evitar efeitos colaterais como dores de barriga e náusea, por exemplo.

Antes de seu uso, é ideal procurar um médico que possa avaliar a necessidade de seu uso e acompanhar o mesmo.

Leia também: Chá de inhame: Conheça os benefícios da bebida

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo