Emagrecer: Porque o efeito sanfona acontece

“Sabemos que comida tem a finalidade de nutrir o corpo promovendo a saúde e proporcionando energia para darmos andamento às nossas atividades diárias. Porém, é claro que comer também dá prazer. 

Desta forma vivemos uma oscilação constante em busca do bem-estar, ora querendo perder peso, ora querendo comer para nos sentirmos mais felizes. 

Pessoas que fazem dietas restritivas muitas vezes voltam a engordar, e às vezes até ultrapassam o peso anterior. 

Entenda porque acontece o chamado efeito sanfona

O efeito sanfona ocorre quando há sucessivas perdas e ganhos de peso. Além de trazer inúmeros malefícios para o corpo, esse efeito traz graves consequências para o psicológico, pois reforça os pensamentos sabotadores, como: ‘nunca conseguirei emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) ’, ‘nenhuma dieta serve para mim’ e, consequentemente, leva essas pessoas a buscarem métodos ditos como ‘milagrosos’ que não tem como objetivo reeducar a alimentação e reprogramar o pensamento. O resultado não pode ser diferente, reforçar o efeito sanfona.

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Funciona mais ou menos assim

Quando você ouve o médico dizer que vai passar por uma dieta do período x ao período y e que nesse período vai seguir um plano alimentar, o que acontece?

Na maioria das vezes, após esse período, não dão continuidade no seu plano alimentar, que na verdade deve fazer parte da sua rotina, ter qualidade nos alimentos que come, mas não é isso que ocorre, principalmente quando esse plano alimentar é muito restritivo e por um longo período.

O pensamento é de privação. E o comportamento: comer tudo o que comia anteriormente e o ciclo se repetem e o efeito sanfona acontece, engorda, emagrece, engorda e assim sucessivamente.

Cada pessoa tem sua constituição corpórea, seus limites, uma bagagem enorme de sentimentos, emoções e comportamentos, e, portanto, deve buscar ajuda – somente por meio do autoconhecimento será possível desenvolver ferramentas para não levar ao prato as emoções.

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Como evitar o efeito sanfona

Mudança de hábitos

A forma mais eficaz de manter a perda de peso e eliminar o efeito sanfona é promover mudança de hábitos. Mudanças de atitudes ou de hábitos requerem autocontrole e compromisso. Desde ir à academia, iniciar uma reeducação alimentar, melhorar a qualidade de sono, saber identificar prioridades, não viver nas urgências. 

Segundo os especialistas, o cérebro precisa de 21 dias para instaurar um comportamento. Esse é o tempo que você deverá entre aspas suportar para alcançar os seus objetivos ou pelo menos não desistir deles antes.

Fazer da mudança algo permanente, e não um episódio isolado. A chave está em encontrar uma maneira de se alimentar com a qual você possa viver com saúde sem ganhar peso.

Levar em consideração fatores como o sedentarismo, estresse, má qualidade de sono, além das emoções que a segunda maior causa da obesidade.

Organização, planejamento e prática

Que horas você vai fazer os seus exercícios, como e quando irá preparar suas refeições, tudo isso é preciso ser programado para que você se organize, e não use a falta de tempo como desculpas.

Escreva também sua lista de compras no plano de alimentação. Isso vai ajudá-lo a entrar e sair do mercado com todos os ingredientes necessários para preparar todas as suas refeições.

Definir os objetivos

O ponto fundamental para se manter motivado a seguir o plano alimentar é ter uma lista de motivos pelos quais gostaria de emagrecer e lê-la todos os dias. Esse exercício é uma forma de trazer para o concreto, o pensamento. 

E assim, deixar mais claro para o cérebro os motivos pelos quais gostaria de emagrecer e diminuir a possibilidade de recaídas diante de pensamentos sabotadores.

Conhecer os objetivos que temos e as ferramentas para conseguir atingi-los é o primeiro passo as ser dado em direção ao que nos propusemos a fazer.

Definir metas para que se transformem em hábitos

Poucas vezes paramos para pensar, refletir e escrever nossas metas. Não paramos para analisar e ter consciência do que facilitará ou dificultará atingir suas metas.

Quando se tem um objetivo, é necessário transformá-los em uma meta, assim irá manter o foco em direção a ele e se motivar para alcançá-lo. Lembre-se de defini-lo com clareza e considerar, também, que precisa ser algo possível e que realmente traga benefícios para a sua vida.

Atividades físicas

Nosso corpo tem algumas necessidades básicas: alimento, água, sono, respiração e movimento. Se você não coloca seu corpo em movimento, está deixando de atendê-lo em uma de suas necessidades básicas.

Assim, fazer exercício físico não tem apenas o propósito de ajudar no seu processo de emagrecimento, mas atender uma necessidade básica do seu corpo.

Talvez você não tenha inserido a atividade física na sua vida, porque se exercita para emagrecer. 

Ser realista, coerente e consciente

Será que não estabeleceu metas irreais demais e que você não está dando conta? Será que o mais importante não seria adequar-se a algo que seja coerente e próximo ao que você gosta de comer e buscar o equilíbrio?

Perceba que se o efeito sanfona acontece, certamente porque tem tido os mesmos comportamentos, segue sempre o mesmo caminho, o da rapidez, do milagre, da perda imediata do peso e que em muitos casos levou anos para adquirir.

É a partir dessa consciência, do cuidado, do respeito que a pessoa passa a ter consigo e principalmente com o próprio corpo é que se estabelece um propósito, que é ter qualidade de vida, não por um período, mas para de a vida.

Reflita…

Precisamos comer para nossa fome e não para nosso desejo de comer, e, muitas vezes, a comida entra como conforto, para amenizar angústia, ansiedade, tristeza, ou mesmo como recompensa para o cansaço e estresse. E como comer é para toda vida, equilibrar as emoções e a alimentação é a chave do sucesso para quem quer emagrecer ou manter o peso”.

Linda Vieira – Psicóloga Clínica com com abordagem Fenomenológico-Existencial. Experiência em: depressão, fobias, estresse, ansiedade, sexualidade, relacionamentos e medos. Parceira no Programa de Emagrecimento Tecnonutri.

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