Dicas para pedalar sem sentir dores no joelho

Você costuma sentir dores no joelho ao pedalar? Saiba que isso é mais comum do que parece. Isso porque esse problema atinge tanto pessoas que andam de bicicleta por hobbie quanto ciclistas profissionais.

Um estudo realizado com 116 ciclistas profissionais mostrou que 94% dos participantes já tiveram algum tipo de lesão por uso excessivo da bike. Entre eles, 23% relataram dores no joelho.

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Sensação de pontadas, queimação e estalos são alguns sinais de que a articulação da perna está sendo atingida.

Dessa maneira, é importante ressaltar que a região tem diferentes partes e os incômodos não aparecem no mesmo lugar. Portanto, entenda quais são os tipos de dores no joelho ao pedalar e como elas podem surgir:

Dores na frente do joelho

Caracterizadas como dores na rótula (patela), são comuns e ocorrem quando há uma lesão no tendão e na cartilagem.

A causa é a inadequação da altura do selim (banco), que pode estar muito para baixo ou para frente. Além disso, a estimulação muito intensa dos músculos quadríceps pode resultar no rompimento completo da articulação.

Dores atrás 

Apesar de serem menos comuns, as dores atrás do joelho também podem acontecer. Uma das principais causas é a hiperextensão da região, que muitas vezes acontece sem o atleta perceber. 

Dores na parte interna

As dores na parte interna (ou medial) dos joelhos estão relacionadas à colocação inadequada do taco da sapatilha no pedal. Isso porque os tacos mal posicionados podem estressar os ligamentos, gerando dor nos lados internos.

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Dores laterais no joelho ao pedalar

Geralmente são causadas pela síndrome do atrito da banda iliotibial (SABI). Assim, esses incômodos ocorrem quando a banda de TI (uma banda fibrosa do tecido conjuntivo que corre do quadril ao longo da coxa até a tíbia) se estressa e inflama. 

É uma lesão frequente em iniciantes, que forçam para pedalar e acabam jogando os joelhos para dentro, gerando o atrito da banda fibrosa espessa.

Como evitar as dores no joelho ao pedalar

Veja algumas dicas importantes para evitar os incômodos nos joelhos:

  • Ao andar de bicicleta, prefira terrenos planos e evite subidas;
  • Utilize calçados adequados. Dessa forma, nunca pedale de chinelo ou tênis aberto;
  • Além disso, alongue as pernas e os pés antes de pedalar;
  • Ajuste a altura do banco corretamente, de modo que seus joelhos não fiquem muito flexionados e nem muito estendidos;
  • Caso você tenha problema nos joelhos, opte por pedalar com bicicletas de diversas marchas;
  • Se você sentir dores, faça uma pausa e, logo após, busque ajuda médica.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo