Dor de garganta: Alimentos que promovem alívio

Não é incomum sentir dor de garganta quando resfriado ou quando há mudança repentina no clima, pois a temperatura e a reação do corpo à ela pode desencadear um processo inflamatório, porém, há alimentos que promovem o alívio dessa incômoda sensação.

Leia também: Embaúba: A fruta brasileira que combate resfriados

Dor de garganta: Outras possíveis causas

Além disso, outras causas para a dor de garganta podem ser: o uso excessivo da voz, a irritação a ar seco e fumaça, alergias, refluxo e até câncer.

Por isso, é sempre importante consultar um médico para entender o que está causando esse sintoma. No entanto, mudanças na alimentação com a finalidade de ajudar no tratamento de condições respiratórias são usualmente recomendadas, porém, de todo modo, devem ser feitas com acompanhamento médico.

Dor de garganta: Alimentos que promovem seu alívio

Sopas 

Alimentos quentes são bons para quando sentir dor de garganta, pois aliviam o incômodo. Ainda, sopas e caldos não irritam a garganta quando em contato com ela. Afinal, pode ser difícil engolir alimentos sólidos quando sentindo esse sintoma. Algumas opções:

Iogurte natural 

Leve, nutritivo e rico em proteínas, o iogurte natural manterá você saciado e bem nutrido, o que é essencial quando ficamos doentes. Também, é possível adicionar frutas e mel junto ao iogurte, enriquecendo ainda mais a refeição.

Leia também: Alimentos ricos em probióticos – além do iogurte

Mel com limão

Atire a primeira pedra quem nunca recorreu à famosa dupla mel com limão para curar uma gripe, resfriado, dor de garganta ou febre. A mistura foi, há muito tempo, promovida como elixir da saúde e bem-estar no mundo todo, e tem quem garanta que ela possui outros benefícios, como eliminar toxinas, gordura e até tratar a pele. 

Smoothies 

Os smoothies são uma boa opção para quando sentimos dor de garganta. Basta escolher suas frutas favoritas e colocá-las no liquidificador. É leve e não deve provocar incômodo na hora de engolir.

Banana

A banana é uma fruta altamente nutritiva e além de saborosa, é versátil, excelente fonte de energia e pode ser consumida sem problemas mesmo quando sentimos dor na garganta, pois é um alimento leve. É possível também comê-la em pequenos pedaços, facilitando a ingestão. 

Leia também: 6 alimentos que contêm mais potássio do que banana

Gengibre

Apesar de seu sabor forte, pode ser consumido sem problemas ao sentir dor de garganta. Ele ajudará a aliviar a dor e ajudará na recuperação, pois é anti-inflamatório. O chá de gengibre também é uma excelente opção. 

Leia também: Mel com limão: Remédio para tudo ou lenda urbana?

Farelo de aveia 

O farelo de aveia é rico em propriedades que beneficiam (e muito) a saúde. Assim, entre suas muitas vantagens, vale destacar o fortalecimento da imunidade, além de ser rico em fibras solúveis que ajudam na digestão. Além disso, é muito versátil e pode ser consumido de diversas formas, inclusive quente, o que ajuda a aliviar a dor de garganta. 

Dor de garganta: Alimentos para serem evitados

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo