Salsicha: Você sabe do que é feito o embutido?

A salsicha é um embutido que possui má fama devido à presença de aditivos artificiais, gorduras ruins, sódio em excesso e corantes em sua composição. Não só, ainda é um mistério para muitos do que ela é feita. No Brasil, em sua fabricação são utilizados três tipos de carne: a bovina, a suína e de frango.

A princípio, a salsicha é feita da mistura de dois ou três tipos de carne. Ainda, as partes utilizadas são geralmente as cartilagens, gordura e miudezas, ou seja, as partes menos nobres. Esse é um alimento embutido já existente há muitos séculos e seu processo de feitura sempre se deu de maneira similar. Partes como os invólucros, o intestino do animal já limpo e processado, também são frequentemente incluídas no processo.

Leia mais: Calorias vazias: O que são e como podem prejudicar a saúde

Refeição da Dieta Paleo

Não só, além das carnes, são adicionados outros ingredientes, chamados de extensores, como proteína de soja, amidos, glutamato monossódico, nitrito de sódio, fosfatos e mais. Eles têm como função promover a melhor ligação entre a gordura saturada e a água. Ainda, sal e demais especiarias também podem ser adicionadas nessa fase do processo.

Assim, todos os ingredientes, incluindo a carne, são misturados até formar uma massa fina. Esse é um alimento ultraprocessado e que deve ser evitado ao máximo sob o risco de causar doenças cardiovasculares, como a hipertensão e mais.

Leia também: Os piores alimentos para quem quer ganhar músculos

Como substituir a salsicha na dieta

Os alimentos embutidos são geralmente repletos de aditivos químicos para que possam ser conservados por um tempo mais longo. Por isso, eles são altamente processados e costumam conter também conservantes, emulsificantes, estabilizantes, ligantes e demais substâncias artificiais em sua composição.

Além disso, 50 g de salsicha contém 551 mg de sódio. O sódio é um componente vital para o corpo, pois equilibra a quantidade de água no organismo. Contudo, o problema começa quando ele é consumido de forma exagerada. 

Assim, a salsicha pode ser substituída por carnes frescas, pois essas, ao contrário dos alimentos embutidos, não são ultraprocessadas. Também vale adicionar peixes, leguminosas, queijos e outros tipos de proteínas na dieta (emagreça com o Tecnonutri) .

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo