Diverticulite: O que é, sintomas e qual é a dieta apropriada

A diverticulite ou doença diverticular é uma condição que consiste na inflamação da parede interna do intestino. Ela é caracterizada, principalmente, pela formação de bolsas e quistos pequenos e salientes: os divertículos. É a inflamação dessas bolsas que provoca a doença.

A presença dos divertículos é normal, no entanto, sua inflamação é o que leva à ocorrência desse problemas de saúde. Por isso, dietas pobres em fibras podem intensificar o processo inflamatório, pois a falta desse nutriente leva à constipação intestinal (prisão de ventre).

Entre os sintomas, é comum sentir dores abdominais e notar maior inchaço e acúmulo de gases em meio as crises de diverticulite. Por isso, é importante saber como adequar sua dieta (emagreça com o Tecnonutri) caso sofra dessa condição.

Leia também: Colite ulcerativa: Alimentos indicados para quem sofre da doença

Dieta para diverticulite

low carb fibraspara diverticulite

Quem sofre de diverticulite deve prezar por umarica em alimentos de fácil digestão, ou seja, ricos em fibras, pois elas melhoram a consistência do bolo fecal, o funcionamento do intestino e, sendo assim, acabam por evitar crises.

Além disso, as fibras estimulam o crescimento de bactérias boas e, por isso, beneficiam a saúde da flora intestinal como um todo. No entanto, as fibras devem ser consumidas a fim de evitar as crises, mas não podem ser consumidas durante elas, pois há risco de que elas piorem os sintomas, em especial a formação de gases.

Porém, durante uma crise fibras devem ser evitadas, pois fermentam e produzem mais gases, que podem piorar os sintomas. Sendo assim, adurante a crise de diverticulite deve ser feita inicialmente apenas com líquidos claros e de fácil digestão, como caldos de galinha, sucos de frutas e água de coco. A partir de uma melhora do quadro é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras e de água.

Ou seja, a ingestão de fibras deve sempre vir acompanhada de boa hidratação, pois se não houver boa ingestão de agua, as fibras podem ter efeito contrário e causar constipação.

Melhores alimentos

  • Frutas, em especial as que têm bagaço, como mexerica, ou as que podem ser consumidas com a casca, como uva;
  • Legumes, como brócolis, e verduras, como rúcula, alface e espinafre
  • Farinhas e cereais integrais.

Leia mais: Quer um intestino saudável? Evite esses alimentos

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo