Qual a diferença entre o pêssego e a nectarina?

Vem chegando o Natal, e algumas frutas começam a brilhar nas prateleiras, como pêssego e nectarina. Embora sejam muito parecidas, há diferença entre o pêssego e a nectarina. Chamadas de frutas de “pedra macia”, ambas são parentes, por assim dizer. Na verdade, a nectarina é um tipo de pêssego.

A principal diferença entre as duas frutas é sua pele – a da nectarina é macia, já a do pêssego é “peluda”. A razão dessa distinção é o gene recessivo que a nectarina possui. 

Os pêssegos têm sua origem na China e passaram a ser cultivados na América do Norte a partir do século XIX. Especialmente, na Califórnia nos anos 1940 e 1950. Simultaneamente, a nectarina tornou-se a versão mais popular da fruta. 

Felizmente, no Brasil, ambas são aparições recorrentes das festas de final de ano. Afinal, seus benefícios à saúde são incontestáveis, visto que possuem ricos nutrientes, como vitaminas, sais minerais, antioxidantes e fibras

Leia também: Dicas de como ter uma ceia de Natal com pratos low carb

Propriedades do pêssego e da nectarina

Nesse sentido, suas propriedades são essencialmente as mesmas, pois, a única diferença significativa é sua pele. Por vezes, a nectarina é menor que o pêssego, mas isso varia. 

Sendo assim, elas são igualmente classificadas como “frutas pedra”, ou seja, possuem uma grande e dura semente em seu núcleo. Outras frutas que compõem essa categoria são as cerejas, as ameixas e os damascos. 

As duas são ricas em propriedades como: vitaminas A, C e as do complexo B. Não só, são fontes de fibras, antioxidantes e potássio.

Leia mais: Pêssego: Benefícios e propriedades da fruta

Como consumir

Por fim, seu consumo pode ser bastante diversos. Desse modo, podem ser consumidas in natura, em conserva, sucos, doces ou, até mesmo, adicionadas a saladas e diversas outras receitas.

Leia também: As frutas mais saudáveis para colocar na dieta

Ademais, alguns exemplos de receitas em que podemos encontrar pêssegos e nectarinas, são: 

Leia mais: Sucos que deixam o corpo mais saudável

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo