Você sabe a diferença entre as dietas cetogênica e low carb?

Com tantas opções de dietas disponíveis atualmente pode ficar difícil entender qual a proposta de cada uma e qual delas melhor se encaixa no corpo, objetivo rotina e bem-estar de quem pretende emagrecer

Dois dos programas alimentares mais buscados por quem quer perder peso hoje em dia são as dietas cetogênica (também chamada de keto) e a low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) . Como as duas propõem um consumo reduzido de carboidratos para diminuir os ponteiros da balança, é mais complicado compreender quais as diferenças e benefícios de uma e outra. 

As diferenças entre as dietas keto e low carb

A principal diferença se dá no nível de restrições de cada uma, sendo a keto mais restritiva que a low carb.

Na dieta low carb temos a proposta de diminuir o consumo de carboidratos para uma média de 50g a 150g diárias. Já a keto indica a diminuição na ingestão de carboidratos para uma quantidade ainda menor – de no máximo 50g por dia.

Outra diferença entre as duas dietas se dá no consumo de proteínas e gorduras. Enquanto a low carb recomenda apenas a diminuição do carboidrato, a alimentação cetogênica pede o aumento do consumo de proteínas e gorduras.

Um dos objetivos da dieta low carb é não gerar picos de insulina no organismo, por isso é aconselhado o consumo de carboidratos de absorção lenta. Dessa forma, o organismo queima a gordura disponível no corpo e impede a produção de novas células de gordura. 

A dieta keto pretende quase que zerar os níveis de insulina no sangue para que o corpo entre em cetose e recorra ao estoque de gordura para manter seu funcionamento adequado. Por isso, a perda de peso é mais perceptível em menos tempo. Não é uma estratégia fácil de ser mantida, nem todo indivíduo se adapta ou tem indicação para uso. 

Leia também: Dieta Cetogênica: O que é e como seguir a alimentação keto

Alimentos permitidos na dieta low carb

Ovos, carnes (vaca, frango, porco, cordeiro, peixes e frutos do mar), queijos, legumes (brócolis, couve, couve flor, berinjela, pepino, pimentão, aspargo…), frutas (tomate, coco, damasco, morango, kiwi, laranja, abacate, limão…), oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas…), gorduras (azeite, óleo de coco, manteiga), bebidas (água, café, chá, leite de coco), ervas, condimentos e especiarias.

Leia também: 5 frutas que você pode comer na dieta low carb

Alimentos permitidos na dieta keto

Óleos vegetais, castanhas, creme de leite, maionese, toucinho, frutas, legumes, verduras, ovos, carnes (boi, porco, frango, peixe e frutos do mar), queijos.

Leia também: Jejum Intermitente: O que é, como fazer e quais os benefícios

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.