Dietas à base de plantas ajudam a diminuir a pressão sanguínea

Qual a relação entre uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) à base de plantas e a pressão arterial? As dietas à base de plantas, também conhecidas como plant-based, demonstram diminuir a pressão sanguínea em um estudo recente promovido por cientistas do Reino Unido. A análise foi promovido pela Universidade de Warwick.

Em resumo, comprovou-se que, ao diminuir o consumo de alimentos de origem animal, é notável a forma positiva como a saúde cardiovascular responde.

Dieta à base de plantas x pressão sanguínea

A princípio, dietas à base de plantas se apoiam principalmente no grande consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, legumes e oleaginosas (nozes e sementes). Dessa forma, o consumo de produtos de origem animal (carnes de todos os tipos, leite e seus derivados) é minimizado.

Ainda, a pressão arterial elevada é uma das mais incidentes causas de mortes ao redor do mundo. Em suma, a elevação da pressão sanguínea pode acarretar em ataques cardíacos, derrames e demais doenças cardiovasculares.

Leia também: Dieta à base de plantas promove envelhecimento saudável

Portanto, segundo a pesquisa, ao aderir àbaseada em plantas, o risco dessas doenças diminui, uma vez que o consumo excessivo de carnes e demais produtos de origem animal pode provocar a elevação da pressão por conta da gordura saturada. Sendo assim, seguindo umaà base de plantas as mortes causadas por problemas cardíacos poderiam cair pela metade.

Como seguir esse plano alimentar 

Para iniciar umaplant-based é fundamental que a ingestão seja variada incluindo, cereais, raízes, grãos, oleaginosas, frutas, verduras e legumes, pensando sempre que quanto mais cores diferentes, mais nutrientes distintos serão consumidos.

Os tubérculos também são relevantes nesse regime, como a batata-doce, o inhame, o cará e a mandioquinha, já que são carboidratos fundamentais para proporcionar energia. 

Leia mais: Dieta vegetariana pode reduzir risco de AVC

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo