Dieta vegana não prejudica resistência física, diz estudo

Não é incomum pensar que seguir uma dieta vegana é prejudicial para a resistência física. Entretanto, um recente estudo comprovou que essa crença não é verdadeira. Quem segue uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) vegana, o vegano, além de não comer nenhum tipo de carne e não ingerir ovos, leite e seus derivados, também evita mel ou ingredientes como o corantes obtidos a partir de insetos.

Também opta por não usar objetos, acessórios e peças de roupa feitas de couro, lã ou seda, cosméticos e maquiagens com insumos animais, assim como produtos de limpeza e velas feitas de cera de abelha.

Cientistas da Universidade de Quebec, no Canadá, realizaram um estudo analisando os hábitos de pessoas que seguem uma dieta vegana há pelo menos dois anos. Basicamente, a pesquisa buscou entender se há ou não um impacto negativo sobre a resistência física em pessoas que seguem essa alimentação. Em termos práticos, resistência física se traduz em subir escadas sem alterar a respiração, correr durante 20 minutos sem sufocar, acompanhar os filhos no dia a dia ou, simplesmente, melhorar a performance

Em conclusão, após analisar 28 mulheres veganas e 28 mulheres que consomem carne e produtos de origem animal (dieta onívora), os pesquisadores entenderam que seguir uma dieta vegana não diminui sua resistência física.

Dieta vegana x resistência física

Ainda, é importante lembrar que o estudo avaliou os hábitos, a alimentação e a resistência física apenas de mulheres, jovens, saudáveis, magras e que praticam atividades físicas regularmente. Todas as 56 participantes do estudo apresentavam bom condicionamento físico, tanto as onívoras quanto as veganas. Portanto, outros fatores também foram levados em consideração. 

Assim, não apenas a dieta vegana não diminui a resistência física, mas também pode beneficiar a saúde cardiovascular, como o estudo também apontou. 

Leia mais: Entenda o que é a dieta plant-based e seus benefícios

O que não deve ser consumido na dieta vegana

  • Todos os tipos de carne;
  • Ovo;
  • Leite e derivados, como queijos;
  • Mel.

Leia também: Guia dos melhores substitutos veganos para a carne

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo