Dieta saudável na infância reduz risco de doenças na vida adulta

Ter uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) saudável na infância é ideal para que a criança se desenvolva bem. Prova disso veio do estudo promovido pela Associação Americana do Coração (AHA), que analisou hábitos alimentares de crianças e seu impacto em suas vidas adultas.

Basicamente, o estudo avaliou as escolhas alimentares feitas na infância e como elas devem ser incentivadas pelos pais a serem saudáveis. A pesquisa demonstrou que essas escolhas devem ser feitas pelos próprios pequenos. Entretanto, eles devem ser aconselhados a preferir alimentos nutritivos.

Os erros mais comuns na alimentação infantil incluem comer diariamente industrializados, como bolachas, bolos e refrigerante, que são ricos em açúcar e gordura, e comer poucos legumes, verduras e frutas. Contudo, com um cardápio balanceado e colorido, feito com comida de verdade e sem grandes invenções, geralmente a criança conseguirá as quantidade ideais de cada nutriente.

Por isso, é importante ter frutas, legumes e vegetais em casa, à disposição da criança. Além dos benefícios para a saúde física que essa dieta equilibrada traz, também ajuda a garantir um melhor relacionamento com a comida. Assim, o risco de mais tarde desenvolver transtornos compulsivos é menor.

Leia mais: Como fazer seu filho ter uma alimentação mais saudável

Dieta saudável x doenças crônicas

Durante a infância, quando o organismo está crescendo e se desenvolvendo, a alimentação tem um papel ainda mais importante. Também, os hábitos alimentares da idade adulta estão relacionados com os do período infantil.

Ainda, o estudo comprovou que a dieta saudável desde os anos iniciais pode minimizar o risco de, durante a vida adulta, ocorrer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por exemplo, a pressão arterial alta está diretamente ligada às escolhas alimentares. Portanto, manter uma dieta saudável desde a infância minimiza o risco desse diagnóstico na vida adulta.

Para estimular seu filho a provar novos sabores, uma boa estratégia é comer alimentos nutritivos na frente dele, para que veja o quanto são gostosos e saudáveis.

Muitas vezes as crianças não consomem frutas, verdura e preparações diferentes porque os próprios pais também não têm esse hábito. Portanto, é preciso mudar a rotina de alimentação familiar. 

Leia também: Por que evitar papinhas industrializadas para criança?

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo