Dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir o estresse

Atualmente, muitas pessoas sofrem de problemas como estresse e ansiedade. Isso porque a maioria delas tem uma rotina agitada no trabalho, nos estudos ou em casa. E uma das estratégias para reduzir o estresse é ter uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) rica em frutas e vegetais, diz estudo.

Dessa maneira, ter uma alimentação saudável é essencial e traz diversos benefícios. Desde fortalecer o sistema imunológico até reduzir o nível de estresse, trazendo bem-estar. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que as pessoas devem ingerir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

Leia também: Maneiras naturais de lidar com o estresse

O que diz a pesquisa sobre a dieta rica em frutas e vegetais

De acordo com um estudo publicado na revista Clinical Nutrition, a ingestão de uma dieta rica em frutas e vegetais está relacionada a níveis mais baixos de estresse. 

A pesquisa, feita pela Universidade Edith Cowan, na Austrália, contou com a participação de 8.600 australianos entre 25 e 91 anos. Os  resultados mostraram que as pessoas que comiam 470 gramas de frutas e vegetais tiveram níveis de estresse 10% mais baixos em comparação com aquelas que consumiram menos de 230 gramas.

“Descobrimos que as pessoas que ingerem mais frutas e vegetais ficam menos estressadas do que aquelas que ingerem menos, o que sugere que a dieta desempenha um papel fundamental no bem-estar mental”, afirma a principal pesquisadora do estudo, Simone Radavelli-Bagatini.

Como o estresse afeta a saúde mental

Todos nós nos estressamos em algum momento da vida, é um sentimento normal do ser humano. Contudo, quando em excesso, o estresse pode ser um grande inimigo da saúde, trazendo diversos problemas.

Assim, o estresse em níveis elevados traz diversas consequências negativas. O nosso organismo se torna pobre em nutrientes. Isso afeta o sistema imunológico e contribui para o desenvolvimento de várias doenças. 

Além disso, quando você está estressado, o corpo libera um hormônio chamado cortisol. Embora o cortisol seja bom, tê-lo no organismo em grandes quantidades e por muito tempo pode levar à inflamação crônica, a causa de vários problemas de saúde. Como doenças cardíacas e até mesmo depressão.

Por isso, é fundamental cuidar da saúde mental, buscando momentos de bem-estar.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo