Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

As fibras, ingredientes naturais de frutas, hortaliças e cereais, melhoram a vida em diversos aspectos e combatem uma série de doenças. Ela ajuda a manter os órgãos viscerais regulares e faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo. Além disso, uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) rica em fibras também tem sido associada a taxas mais baixas de câncer de cólon.

Agora, um estudo recente evidenciou a relação de uma dieta rica em fibras com o combate a doenças do coração e diabetes

Apresentada na Conferência de Cardiologia do Oriente Médio do American College of Cardiology, em Dubai, no início de outubro, a pesquisa mostrou que os pacientes que fizeram uma dieta rica em fibras tiveram melhorias significativas em sua saúde, incluindo glicemia em jejum, pressão arterial e colesterol.

Como uma dieta rica em fibras melhora a saúde

A equipe de pesquisadores do Care Well Heart e do Super Specialty Hospital, em Amritsar, na Índia, acompanhou a ingestão de fibras de 200 adultos diabéticos por seis meses.

Os voluntários tiveram sessões regulares de aconselhamento nutricional e receberam “prescrições” dietéticas que descreviam diretrizes nutricionais específicas – incluindo grupos de alimentos e tamanhos de porção – que deveriam seguir durante o período do estudo. 

Eles fizeram exames no início do estudo e, em seguida, acompanhamento na marca de três e seis meses.

O grupo “alto teor de fibra” consumiu 20 a 25% a mais do que as doses recomendadas (que é de cerca de 24 a 20 gramas/dia). 

Os pesquisadores acompanharam diligentemente a ingestão de fibras dos participantes durante o período do estudo, por meio de telefonemas, e com os pacientes enviando fotos de suas refeições.

Então, após seis meses, os seguidores da dieta rica em fibras mostraram melhorias significativas em sua saúde, incluindo uma redução de 9% no colesterol sérico, uma redução de 23% nos triglicerídeos e uma redução de 15 e 28% na pressão arterial sistólica e da glicemia em jejum, respectivamente.

Assim, os resultados mostraram claramente que uma dieta rica em fibras tem um efeito protetor contra doenças cardiovasculares e melhora no açúcar no sangue.

Como aumentar a ingestão de fibras

Aumentar a ingestão de fibras é uma das coisas mais simples que você pode fazer para melhorar sua saúde. Alimentos comuns (e saborosos), como sementes de chia, aveia, grão-de-bico, alcachofra e banana, são ricos em fibras. 

Mais alimentos fonte de fibras:

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.