Como se manter na dieta no final de semana

Você se alimenta de foma equilibrada e saudável de segunda a sexta-feira, mas acha impossível manter a dieta no final de semana? Apesar de ser uma situação comum, dá para quebrar esse ciclo e acabar com esse comportamento.

Depois de cinco dias seguindo seu plano alimentar, é normal querer relaxar um pouco e comer alguma coisa de “fora da dieta” – e tudo bem. Além disso, aos finais de semana é comum se reunir entre amigos e, na maioria das vezes, esses encontros acompanham muita comida e bebidas alcoólicas.

Quebrar a dieta no final de semana não é um enorme desastre se for uma ocasião isolada e pouco comum. O grande problema é quando isso vira rotina: comer demais nesses dias pode desacelerar (ou sabotar completamente) o processo de emagrecimento de alguém, mesmo que essa pessoa esteja seguindo a dieta perfeitamente nos outros dias da semana.  

Para a nossa alegria, há maneiras de se manter regrado na dieta, mesmo quebrando um pouco as regras:

Planeje a “refeição livre” antecipadamente 

Antes de partir para a diversão, crie o hábito de planejar quais serão os “mimos” que você se permitirá comer no final de semana. Priorize aqueles que você realmente quer muito, muito mesmo. Ao planejar antecipadamente essas refeições “fora da regra”, você evitará possíveis exageros e catástrofes calóricas.

Atenção para o tamanho das porções

Mesmo limitando para até uma ou duas refeições desregradas, é possível haver exageros no tamanho das porções. Para evitar, é necessário ter atenção nas medidas.

Tenha um parceiro de dieta

Junte-se a um amigo que também queira perder alguns quilos e peça ajuda nas escolhas de comida, em especial durante o fim da semana. Assim, você se sentirá menos solitário na busca por seus objetivos e contará com companhia.

Cuidado com o álcool

Bebidas alcoólicas não são apenas muito calóricas, mas também têm o efeito de diminuir a inibição e, dessa maneira, faz com que fiquemos mais propícios a comer mais do que devemos.

Leia mais: Ranking de calorias das bebidas alcóolicas

Opte por opções mais saudáveis

Todos temos os nossos favoritos: doces, bebidas, comidas gordurosas etc. Já que sabemos quais são esses, por que não optar por versões mais saudáveis? 

Por exemplo, se no final de semana você quiser muito comer um brownie, tente optar por uma versão mais “amiga”: sem açúcar, feito com alfarroba, feito com aveia… São muitas as opções.

Leia também: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Chegue no verão com o corpo que você quiser!