Porque a dieta low carb não está funcionando para você

Dietas com baixo consumo de carboidratos ficaram conhecidas como dietas low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) . Elas se tornaram populares pela eficácia em promover o emagrecimento. Estudos já demonstraram, inclusive, que durante os primeiros três a seis meses, as pessoas que seguem uma metodologia low carb perdem mais peso em comparação com as dietas comuns. Mas, se a dieta low carb não está funcionando para você, talvez pequenos ajustes podem trazer grandes resultados.

Antes de mais nada, é preciso entender que a essência desse plano alimentar é, basicamente, consumir pouco carboidrato a ponto de aumentar a queima de gordura do corpo para obter energia. Para provocar esse efeito no organismo, recomenda-se a ingestão de 5% a 10% das calorias diárias em carboidratos – de 50g a 100g  gramas – e, em vez disso, a ingestão moderada de proteína e gordura.

Ao iniciarmos a dieta – ou qualquer dieta – é muito comum uma ansiedade por conta do foco total em conquistar mais saúde e o corpo do sonhos.

Por isso, é importante contar com ajuda profissional e seguir protocolos e diretrizes de cada plano alimentar para evitar erros, que são tão comuns ao iniciarmos uma rotina de alimentação.  Porém,  se a dieta low carb não está funcionando para você, pode ser culpa dos motivos abaixo:

Falta de ingestão de gorduras boas

Nesse estilo de dieta se reduz drasticamente os carboidratos. Porém, se não estiver atingindo a cota de consumo de gordura, o corpo não poderá manter a o estado de cetose. Quando cortamos os carboidratos e geramos essa carência, o organismo, por mecanismos fisiológicos, passará a usar como fonte de energia a gordura presente no corpo e nos alimentos. O produto final dessa combustão de gordura é chamado de cetonas e é o que faz o organismo a entrar em estado de cetose. A cetose é um processo que existe normalmente no organismo quando não há ingestão suficiente de carboidratos. O corpo precisa produzir energia a partir de outros substratos que não a glicose, e passa a quebrar gordura e proteína para gerar energia.

O processo funciona como uma substituição que exige que o corpo trabalhe mais, aumentando o metabolismo, o gasto calórico e a taxa metabólica basal. E o resultado de tudo isso é a tão desejada perda de peso.

Excesso de alimentos processados

Alguns bolos, pães e biscoitos são low carb, mas não deixam de ser industrializados. Ou seja, fontes de adoçantes, aditivos químicos e até gordura trans. Elimine esses alimentos por um mês e veja se começa a obter resultados. Concentre-se em alimentos integrais, frutas e vegetais. 

Leia também: Por que alimentos processados engordam?

Intestino comprometido

Muitos planos low carb são baixos em fibras e outros nutrientes benéficos para a saúde do intestino. Com o tempo, essas deficiências afetam o microbioma e criam desequilíbrio intestinal. A constipação leva à sobrecarga de toxinas, o que aumenta a inflamação do corpo. Assim, essa pode ser a razão pela qual a dieta low carb não está funcionando. Portanto, inclua alimentos fibrosos, frutas com baixo teor de açúcar, como abacate, nozes e sementes, além de verduras e vegetais crucíferos nas refeições. 

Você está entediado

Com o tempo, o corpo pode entrar no piloto automático com qualquer dieta. Ou você fica cansado de comer sempre os mesmos alimentos e, como resultado,o emagrecimento permanece estagnado. Dessa forma, varie bastante o cardápio, escolhendo ingredientes diferentes e, caso sinta necessidade, mude a estratégia alimentar

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