Dieta low carb ajuda a colocar diabetes em remissão

Um novo estudo mostrou que pessoas com diabetes que seguiram uma dieta low carb (conheça a Low Carb do Tecnonutri) por seis meses tiveram remissão da condição sem efeitos negativos para a saúde. A pesquisa foi publicada no The British Medical Journal.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 milhões de brasileiros sofrem com esse mal. Esse número, considerando uma população de 209,4 milhões, indica que aproximadamente 6,2% da população do país é acometida por diabetes. Assim, para a revisão da literatura e meta-análise, os pesquisadores avaliaram 23 estudos que incluíram 1.357 participantes.

Dieta low carb x diabetes: Como funcionou o estudo

Os voluntários estavam principalmente acima do peso e obesos e tinham um diagnóstico de diabetes tipo 2. Os pesquisadores avaliaram o efeito da ingestão de diferentes carboidratos, especificamente no que se refere ao diabetes.

O estudo apresentou dois tipos de dieta : uma dieta com baixo teor de carboidratos e uma dieta com muito baixo teor de carboidratos (também chamada de dieta keto ou cetogênica). Dessa maneira, uma dieta pobre em carboidratos foi definida como menos de 26% de ingestão de carboidratos de uma dieta de 2 mil calorias. Já a muito baixo carboidrato (keto) foi definida como a ingestão de carboidratos representando mais de 10% de uma dieta de 2 mil calorias.

Após seis meses, as pessoas em dieta low carb alcançaram taxas mais altas de remissão de diabetes em comparação com quem seguiu uma alimentação de controle de gordura – dieta low fat. 

Além disso, os voluntários tiveram melhorias na perda de peso, níveis de triglicerídeos e sensibilidade à insulina em seis meses.

Dieta low carb é indicada para todos que sofrem de diabetes?

Não existe uma dieta low carb única que as pessoas com diabetes devam adotar. No entanto, a American Diabetes Association sugere que quem sofre da doença deve obter, no máximo, metade de suas calorias diárias de carboidratos.

Benefícios

A dieta low carb está cada vez mais sendo usada para ajudar pessoas com obesidade e diabetes tipo 2 a controlar melhor a saúde. Além disso, estudos demonstraram que a alimentação com baixo teor de carboidratos é segura e pode ajudar as pessoas a perder peso, reduzir as doses de medicamentos e até mesmo a remissão do diabetes.

Riscos

Como em qualquer plano alimentar para qualquer indivíduo, é essencial monitorar diabéticos que desejam seguir uma dieta baixa em carboidratos. Ou seja, se você tem diabetes, converse com seu médico sobre como fazer alterações em sua dieta pode ajudá-lo a controlar a condição.

Leia mais: Sofre com diabetes? Saiba quais são os melhores exercícios

Como escolher os melhores carboidratos para controlar diabetes

Além da quantidade, o tipo de carboidrato que se consome é importante para quem tem diabetes. Sendo assim, algumas boas opções são:

Por outro lado, pessoas com diabetes podem se beneficiar limitando a ingestão de carboidratos refinados, como:

  • Pão branco
  • Açúcar e doces 
  • Refrigerante
  • Biscoitos
  • Industrializados como lasanha e pizza congelada
  • Farinha branca

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.