Dicas para não sair da dieta em festas

Alimentação Bem-estar
23 de Julho, 2019
Dicas para não sair da dieta em festas

Carnaval, Páscoa, Natal… são muitas as datas comemorativas que giram em torno de comida e/ou bebidas, e para quem está de dieta, fica ainda mais complicado manter a linha e não cometer nenhum deslize durante essas festas!

Por mais difícil que seja resistir a um pedaço de bolo ou uma caipirinha, saiba que não é impossível continuar firme e forte com o processo de emagrecimento.

Seja em um casamento ou na festa de final de ano da empresa, confira truques e trocas espertas para evitar que os eventos virem exageros para a sua saúde – e para a sua boa forma:

As pessoas são mais importantes que a comida

Festas são ocasiões especiais feitas para socializar, dar boas risas e ter boas conversas. Claro, a comida também tem um papel importante, mas, uma vez que seu foco estiver mais direcionado às pessoas e menos à comida, você conseguirá manter um equilíbrio e não comer mais do que precisa.

O excesso deve ser uma exceção e não uma regra

“Exagerar” uma vez ou outra é completamente normal. Todos passam por isso e, convenhamos, a vida não teria graça sem alguns exageros. O que não pode acontecer é deixar que um dia de comemoração vire uma semana inteira de gula.

Dieta em festas: não vá de estômago vazio

“Não vou comer nada o dia inteiro para chegar na festa e poder comer tudo o que eu quiser!” Quem nunca ouviu (ou disse) isso? Agir desse modo não é saudável, e isso aumenta muito as suas chances de passar da conta. Procure se alimentar antes da festa, normalmente. Dê preferência aos alimentos integrais e às frutas, que irão propor mais saciedade. E, claro, nada de pular as refeições.

Coma devagar. A comida não vai sair correndo

Nosso organismo demora cerca de 20 minutos para se sentir saciado depois que comemos. Por isso, quando você come rapidamente como se nunca mais fosse ver comida na vida, seu cérebro não percebe que você está se alimentando e, consequentemente, não fica saciado. Coma devagar, mastigue bem os alimentos e saboreie bem a comida. Isso vai te manter longe daquela vontade louca de sair comendo tudo o que vir pela frente.

Se for beber, beba com inteligência

É sempre melhor optar pelas bebidas não alcoólicas, como todos já sabemos. Mas, como também já sabemos, às vezes não dá pra resistir. Se for beber, reveze a bebida com copos de água. Misturar água com gás na bebida também ajuda, pois reduz um pouco o teor alcoólico. Contudo, tenha em mente que bebidas alcoólicas possuem muitas calorias e pouquíssima qualidade nutricional – assim como os refrigerantes, que são cheios de açúcar e sódio. Se puder, dê preferência aos sucos.

Dieta em festas: exercite-se antes

Já que você tem certeza que vai exagerar – e, provavelmente, se arrepender muito no dia seguinte – que tal queimar muitas calorias para compensar? A melhor opção para diminuir os “estragos” do excesso é a musculação. Apenas uma horinha de musculação intensa é suficiente para fazer com que seu corpo queime calorias durante o dia inteiro. Se aliar com mais 1 horinha de exercícios aeróbicos, ainda melhor.

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

Tipos de chocolate
Alimentação Bem-estar

Tipos de chocolate: diferenças e opção mais saudável

Branco, ao leite, amargo ou meio amargo? Veja as diferenças e como escolher a melhor opção

criança pode comer chocolate
Alimentação Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde

Criança pode comer chocolate? Entenda a idade mínima recomendada

Adorado pelos pequenos, o doce é um tanto quanto controverso quando falamos em alimentação saudável

framboesas e chocolate
Alimentação Bem-estar Receitas

Ovo fit de framboesa e chocolate para a Páscoa!

Aproveitando que Páscoa está logo aí, confira uma versão de ovo fit com framboesa e chocolate para não sair tanto assim da dieta!