Como manter a dieta durante as festas de final de ano

As festas de final de ano são uma delícia, mas estão quase sempre relacionadas ao aumento de peso. Mas, para quem está de dieta (emagreça com o Tecnonutri) , é possível fugir dos quilos a mais evitando os excessos que essa época traz. 

Veja abaixo algumas dicas de como passar por esse período sem prejudicar o seu emagrecimento.

As carnes da ceia de Natal

As melhores opções que têm a cara de Natal são o peru e o tender. Já o pernil pode fazer parte desse cardápio, mas como é mais calórico, nada de exageros. Caso haja mais que uma opção de carne, escolha apenas por uma. 

Independente de qual for a sua escolha, deixe sempre a pele de lado. Mesmo sendo considerada a parte mais saborosa, ela é rica em gordura. E ainda, pensando na hora do preparo da receita, o ideal seria assar ou cozinhar, e variar nos molhos e temperos.

Além disso, não há a necessidade de seguirmos uma receita à risca, podemos e reduzir a quantidade de sal, açúcar e principalmente gorduras como óleo, manteiga e margarina. Para os molhos, que tal usar geleias de frutas ou a própria polpa da fruta, como o maracujá.

Saladas e mais saladas

As saladas continuam sendo uma das melhores pedidas de entrada para as refeições. E para a ceia de Natal não seria diferente. Elas são ricas em vitaminas, minerais e fibras, que irão proporcionar a sensação de saciedade, evitando exageros durante a noite. 

Monte sua mesa com no mínimo três opções diferentes de saladas, evite preparações com molhos a base de maionese ou creme de leite, dando preferência para os feitos com o iogurte desnatado. 

Oleaginosas

Com certeza as oleaginosas são características das festas de final de ano e também são ótimas fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. Em contrapartida, são alimentos calóricos. Por isso, evite servi-las como aperitivos. Uma dica é utilizá-las no arroz, bolos, biscoitos ou até mesmo na salada, deixando as preparações diferentes e mais saborosas.

E a farofa de Natal?

A farofa natalina que não pode faltar na ceia. Diferente do que se pensa, é mais uma das preparações que pode se tornar um acompanhamento saudável para essa noite. Entretanto, evite prepará-la com bacon, calabresa, ovos fritos e embutidos como o presunto. Seja criativo e use outros ingredientes em seu preparo, como o damasco, ameixa, uva passa e até mesmo castanhas. Outra ideia bastante saudável é acrescentar vegetais como cenoura ralada, abobrinha e couve, que deixam a receita leve e colorida. 

Leia também: Receita de farofa de legumes com castanhas

Panetone pode?

Sendo considerado o protagonista dessa época do ano e também da noite de Natal, cada vez mais diversos são os sabores encontrados nas prateleiras do supermercado. Mas os tradicionais, de frutas cristalizadas e o de chocolate, ainda são os mais pedidos. Cuidado:  essa delicia é muito calórica, rica em gorduras e açúcar, portanto, precisa ser consumido com moderação. 

Leia também: Receita de chocotone light

E para a sobremesa?

A sobremesa é sempre uma das atrações mais esperada nas festas de final de ano. Muitas vezes, cometemos alguns erros ao preparar doces, por escolher receitas a base de gorduras saturadas e trans, como chantilly, sorvetes cremosos, leite condensado e creme de leite. 

A grande variedade de doces da mesa faz com que a gente queira experimentar um pedaço, mesmo que pequeno, de cada, levando a um consumo muito maior de calorias e comprometendo a meta de emagrecimento. 

Uma sobremesa muito tradicional pode ter versões bem menos calóricas, como é o caso da rabanada, que em vez de frita pode ser preparada assada.  

Porém, para a sobremesa, as frutas frescas (melão, melancia, uva, kiwi, morango, cereja e ameixa) sempre serão as melhores opções por terem poucas calorias e fornecerem diversos nutrientes para o corpo. Evite consumir uma grande quantidade de frutas nas versões secas e cristalizadas, pois elas contêm o dobro de calorias. 

As frutas em calda também devem ser evitadas, umas vez que a calda é rica em açúcar e extremamente calórica. O ideal é ter apenas uma única opção de sobremesa, evitando assim, um consumo muito maior de calorias. 

Os brindes da noite

Para as bebidas, a melhor alternativa são os sucos. Seja criativo e aproveite o verão para preparar sucos refrescantes e diferentes. Uma ideia é fazer coquetéis de frutas sem álcool e até mesmo um ponche de frutas. Na hora do brinde, que tal trocar o champanhe por vinho, que contém antioxidantes? Mas, lembre-se: moderação é a palavra chave, por isso, limite-se a apenas uma taça.

Leia também: Ranking de calorias das bebidas alcoólicas

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