Dieta do mel: O que é, como fazer e seus benefícios

Já ouviu falar na dieta (emagreça com o Tecnonutri) do mel? Os especialistas escoceses Mike Mcinnes e Stuart Mcinnes escreveram o livro “A dieta do mel”. Eles defendem que o consumo de 2 colheres de chá ou 1 colher de sopa rasa de mel antes de dormir, aliada a uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas, acelera a queima de gordura durante as 4 primeiras horas de sono.

Basicamente, essa é uma dieta simples que consiste, resumidamente, no consumo de uma ou duas colheres do ingrediente pela manhã e também antes de dormir.

Segundo os autores, a frutose presente no mel é convertida em glicose para o fígado. Assim, esse processo estabiliza os níveis de glicose e permite que o fígado utilize a energia que está nos depósitos de gordura do nosso organismo, contribuindo para o processo de emagrecimento e melhorando a qualidade do sono.

Como fazer a dieta do mel

A princípio, essa é uma dieta simples e que basicamente promove o consumo de mel como parte do café da manhã e da ceia. Ou seja, a indicação é que ele deve ser incluído na primeira, bem como na última refeição do dia.

De acordo com os criadores da metodologia, ajuda a controlar a fome e pode ajudar na perda de peso. Não só, ele é um alimento anti-inflamatório, rico em antioxidantes e, portanto, que fortalece a imunidade.

dieta do mel
Mel no iogurte pela manhã

Leia mais: Afinal, mel é melhor que açúcar?

Vantagens da dieta do mel

A dieta incentiva à prática de atividades físicas como forma de aumentar o gasto energético, melhorar a composição corporal e ter benefícios à saúde.

Desvantagens

Não existem estudos que comprovem os benefícios da dieta do mel em relação ao emagrecimento. Além disso, não oferece a orientação para uma alimentação equilibrada. Ou seja, não descreve quais alimentos consumir, apenas indica a ingestão de colheres de sopa do mel. Por fim, se a pessoa apenas incluir o mel na alimentação, sem realizar uma dieta com redução calórica e não iniciar a prática de exercícios, o emagrecimento não irá ocorrer.

Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo