Dieta da USP: O que é, como fazer e cardápio

A dieta (emagreça com o Tecnonutri) da USP promove a diminuição do consumo de carboidratos e é focada na perda de gordura corporal de forma rápida. Apesar do nome, nunca foi comprovada qualquer relação entre a dieta da USP e a Universidade de São Paulo (USP). A própria universidade não confirma o fato de o cardápio ter sido elaborado por seus especialistas.

Nessa metodologia, a  pessoa ingere menos de 1000 calorias por dia, durante 7 dias, o que acaba resultando em perda de peso. Sendo assim, a dieta prioriza o consumo de gorduras e proteínas. Porém, a ingestão baixa de carboidratos pode não apenas ocasionar a perda de gordura, mas também de massa muscular devido ao processo de catabolismo (a fase do metabolismo de liberação energética para o corpo).

No entanto, essa forma de alimentação promove uma ingestão calórica que pode ser excessivamente baixa e, por isso, pouco saudável.

Leia mais: Recomposição corporal: Perder gordura e ganhar massa ao mesmo tempo

Riscos da dieta da USP

A dieta da USP é baseada na baixa ingestão de calorias, o que pode implicar em diversos riscos para a saúde, assim como outras dietas restritivas. A baixa ingestão calórica está inclusive relacionada ao maior risco de doenças ligadas à idade, segundo um estudo realizado pela USP.

Não só, os carboidratos são as principais fontes de energia para o corpo. Por isso, uma dieta como essa pode, a longo prazo, causar a sensação de fadiga e cansaço extremo, inclusive dificultando a prática de atividades físicas.

Além disso, a pouca ingestão de alimentos ricos em carboidratos também pode comprometer a nutrição do corpo, uma vez que esses alimentos contêm nutrientes que demais alimentos, como as fontes de gordura e proteína, a exemplo das carnes, não contêm ou possuem em pouca quantidade.

Assim, apesar de famoso, o plano não é indicado pelos especialistas e pode até ser perigoso para a saúde.

Leia também: Comer a mesma comida todo dia é saudável?

Cardápio

Com um cardápio bem restrito, a metodologia tem promessas de emagrecimento que variam de 4,5 a 14 quilos em 14 dias.

Depois de completar essa série, reinicie a partir primeiro dia e vá até o sétimo. Depois de 14 dias você terá perdido 14 kg. No 15º dia você poderá retornar à alimentação normal.

Agrião, chicória e alface tem consumo liberado, assim como a ingestão de água, café e chá durante todo o dia. Não é permitido trocar os alimentos

  • Café da manhã: café preto sem açúcar (dia 1); café com bolacha água e sal (dia 2, 3 e 4), cenoura crua espremida com limão e café preto (dia 5), café com bolacha água e sal (dia 6) e café com limão (dia 7)
  • Almoço: 2 ovos cozidos (dia 1); 1 bife grande com salada de frutas a gosto (dia 2); 2 ovos cozidos, salada de vagem e 2 torradas (dia 3); 1 ovo cozido, 1 cenoura e queijo minas (dia 4), frango grelhado (dia 5); filé de peixe com tomate (dia 6) e bife grelhado e frutas a gosto (dia 7)
  • Jantar: salada de alface com pepino e salsão à vontade (dia 1); presunto à vontade (dia 2); presunto e salada (dia 3); salada de frutas e iogurte natural (dia 4); 2 ovos cozidos com cenoura (dia 5 e 6) e no dia 7 pode-se comer livremente com a exceção da ingestão de bebidas alcoólicas e doces.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo