Dieta Ayurveda: Descubra seu dosha e os alimentos indicados

Você já ouviu falar na Dieta Ayurveda? Ayurveda é uma palavra em sânscrito que significa “ciência da vida”. É também o nome do mais antigo sistema medicinal que se conhece. Oriundo da Índia, por isso chamada por muitos de dieta indiana, engloba uma série de práticas para a boa saúde, como massagens, meditação, ioga, uso de ervas além, é claro, de uma boa alimentação. 

É um método focado no fortalecimento do sistema imunológico, no equilíbrio do organismo e na prevenção de doenças. Uma dieta que tenha o Ayurveda como base, portanto, terá alimentos que ajudem nesses objetivos

Leia também: Dieta do ovo: Conheça essa maneira de emagrecer

Como funciona

Dentro da filosofia da dieta ayurveda existem os chamados doshas, que são perfis biológicos que indicam o que está em desequilíbrio no indivíduo. Para os adeptos, cinco forças da natureza se combinam para formar o nosso organismo: ar, fogo, terra, água e éter (ou espaço). Cada dosha é regido por dois desses elementos, e é a partir do dosha predominante de cada pessoa que a dieta deve ser prescrita, a fim de trazer equilíbrio para aquele organismo.

É por isso, também, que o principal objetivo da dieta ayurveda não é a perda de peso, mas a melhoria do sistema imunológico e o equilíbrio. O emagrecimento, no entanto, acaba sendo uma consequência. A quantidade de alimento também precisa ser observada, deve ser proporcional à capacidade de digestão de cada um, o chamado fogo digestivo, ou “agni” em sânscrito. 

Segundo o Charaka Samhita, texto do Ayurveda, a quantidade adequada é aquela que não perturba o equilíbrio dos doshas e é digerida no tempo correto. E essa capacidade pode mudar ao longo da vida e de acordo com as estações: diz-se que, no inverno e na juventude, a capacidade digestiva é maior que no verão e na velhice. 

Leia também: Dieta do DNA: Entenda como funciona

De forma geral, no entanto, o ayurveda prega que nunca devemos exagerar e sair da mesa com aquela sensação incômoda de ter comido demais. Manter uma espécie de espaço vazio no estômago é sempre mais indicado. 

Alimentos indicados na dieta ayurveda

Embora a dieta (emagreça com o Tecnonutri) seja individualizada, há algumas diretrizes gerais. Alimentos considerados saudáveis são frutas, verduras e legumes, leite e derivados, frango, peixes, azeite de oliva, nozes, castanhas e cereais integrais. Temperos e condimentos também são muito valorizados, como a masala, mistura de duas ou mais ervas, especiarias e aromatizantes. Os ingredientes da masala variam de acordo com o dosha. 

Além disso, para o ayurveda, é interessante que o prato contenha seis paladares diferentes: amargo, picante, doce, salgado, ácido e adstringente. Os sabores, na verdade, formam a base da combinação de alimentos em uma refeição. Dessa forma, os alimentos estimulam pontos diferentes da língua, relacionados a distintas funções do organismo. 

Por outro lado, bebidas à base de cafeína, açúcar e sal refinados, carne vermelha, farinha branca, doces, frituras, gordura animal, álcool e produtos com aditivos químicos não são considerados bons alimentos dentro do Ayurveda e devem ser evitados. 

Benefícios da dieta ayurveda

Em poucas semanas, é possível notar mais disposição, bom humor, melhorias na qualidade do sono, boa digestão, pele e cabelo mais macios. Além, é claro, do emagrecimento que virá em decorrência dos novos hábitos alimentares. 

Os doshas

Um teste simples pode ajudar a descobrir com qual perfil você mais se identifica. No entanto, a avaliação de um especialista é sempre mais precisa. A seguir, descubra quais são as principais características de cada um:

Vata

Os elementos deste perfil são ar e éter. É frio, leve, ágil e seco. São pessoas de estrutura pequena e poucos músculos, de metabolismo rápido. O desequilíbrio traz cansaço e ansiedade, além de insônia, intestino preso, perda de peso excessiva, agitação e fraqueza. Pode ainda causar constipação e inchaços.

Pitta

Regido pelos elementos fogo e água, este dosha se caracteriza por ser quente, oleoso e leve. São pessoas agitadas, que dificilmente sentem frio, com níveis altos de energia e apetite, mas pouca paciência. Ganha massa magra com certa facilidade. Quando está em desequilíbrio, pode haver irritação, intolerância, gastrite, muita sede e acne. 

Kapha

É um dosha regido pelos elementos terra e água. Frio, pesado e oleoso são as principais características. São pessoas de estrutura física forte e larga, com tendência à obesidade. Quando essa energia está em desequilíbrio, pode haver um comportamento possessivo, ganho de peso, má digestão, cansaço. Problemas respiratórios e produção excessiva de muco também são sintomas comuns.

Alimentos para cada dosha da dieta ayurveda

Agora que já conhecemos os perfis, quais alimentos são os mais indicados para trazer o equilíbrio para cada um?

Vata: dê preferência a alimentos de sabor adocicado, ácido e salgado. Evite os amargos e adstringentes. Inclua também sopas e cremes, cereais cozidos ou aquecidos, moyashi, tofu, chás de gengibre e canela, açúcar mascavo. Por outro lado, evite frutas secas, vegetais crus, feijões e todos os alimentos considerados não saudáveis para a dieta ayurvédica. 

Pitta: em relação aos sabores, dê prioridade aos amargos, adocicados e adstringentes. Evite os ácidos. Inclua na dieta frutas maduras e doces, vegetais como beterraba e espinafre, cereais, feijões, manteiga sem sal, ghee, abóbora, queijo branco, peixes de água doce, cominho, coentro, hortelã, salsa, cebolinha, louro e açafrão como condimentos, coco, amêndoas e chás de ervas. Evite alho e cebola, além de frutas e vegetais ácidos, milho, arroz integral, queijos amarelos, oleaginosas e demais alimentos não indicados pela Ayurveda no geral. 

Kapha: evite alimentos gordurosos e doces. Priorize fibras, comidas leves e secas. Os sabores ideais são o doce (de vegetais), salgado e ácido. Por isso, inclua na dieta frutas cítricas, cevada, quinoa, milho, tapioca, feijões, ervilhas, lentilhas, tofu, gengibre, pimenta caiena, canela, coentro, mel e chás de ervas. Evite frutas adocicadas, tomate cru, tubérculos, arroz, soja, azeite de oliva e demais alimentos não indicados pelo Ayurveda no geral. 

Leia também: Dieta Dukan: Saiba o que é e como seguir esse estilo alimentar

Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.