Dicas de como estruturar o seu dia para realizar mais

De fato, a rotina de grande parte das pessoas costuma ser corrida. Isso porque é necessário ter responsabilidade com as tarefas do cotidiano, como trabalho, estudos e família. Porém, muitas vezes não sobra tempo para realizar tudo o que desejamos, como um exercício físico, por exemplo. Portanto, é importante saber estruturar o seu dia. 

Especialmente em tempos de pandemia, a rotina sofreu grandes mudanças. Muitos adotaram o home office, estudo remoto ou enfrentam o desemprego. Contudo, quando as pessoas não conseguem estruturar seu dia, o estresse e ansiedade podem aumentar, além de sentimentos como a falta de concentração.

“Embora nossos planos possam se tornar inviáveis no futuro, isso não quer dizer que não devemos realizá-los. O processo de planejamento é indispensável porque cria contexto e fornece uma estrutura para nossas atividades diárias”, explica Flora Victoria, Mestre em psicologia positiva. 

Como estruturar mais o seu dia

Para te ajudar nesse processo, a especialista separou quatro dicas importantes:

Deixe suas prioridades claras

Sem prioridades claras, muitas vezes ficamos sobrecarregados. Então, para evitar isso, precisamos decidir sobre nossas principais prioridades e, em seguida, gastar 95% do nosso tempo fazendo apenas essas atividades. 

Você pode, por exemplo, listar as cinco prioridades para hoje, em ordem de importância.

Leia também: A importância de manter uma rotina durante a quarentena

Defina uma estrutura de trabalho confortável

Para aumentar ainda mais a produtividade é fundamental criar uma estrutura. Dessa maneira, coloque todas as atividades que você deseja cumprir em sua programação, seja fazer exercícios, meditar, estudar, ler etc.

Mesmo que o seu trabalho seja menos flexível e uma grande parte do seu dia já esteja comprometida, isso ainda pode ajudar a criar rotinas claras para o dia inteiro. Além disso, decidir antecipadamente quando realizará as tarefas de rotina também pode ajudar a estabelecer novos hábitos e diminuir a lista de atividades a serem feitas.

Leia também: Como colocar a meditação na rotina

Divida bem o seu tempo

Para dividir o seu tempo, uma boa dica é planejar cada dia no papel todas as manhãs. Assim, você consegue entender quais são as prioridades para aquele dia específico.

Pensando nisso, comece adicionando reuniões e compromissos à sua programação para saber quanto tempo ainda resta. Em seguida, reserve a agenda para suas tarefas de maior  prioridade.

Por fim, separe um horário em seu calendário para tarefas menores. Ou seja, aquelas que levam cerca de 20 minutos cada.

Leia também: Desafio da organização: Prepare a rotina para ter uma vida mais saudável

Fuja das distrações

Você já acordou preocupado com um projeto inacabado, um e-mail que esqueceu de enviar ou uma reunião que não conseguiu marcar? Itens pendentes aumentam os níveis de estresse e, às vezes, interrompem o sono. Para que o cérebro fique mais tranquilo, só precisamos dizer a ele quando faremos o que ele está nos lembrando.

Se não sabemos quando ou como terminaremos as tarefas da lista, nossos pensamentos irão vagar de nossa tarefa atual para nossas tarefas não concluídas. Isto é, sem uma estrutura, prioridades definidas e um planejamento, as distrações inevitavelmente assumirão o controle. 

Fonte: Flora Victoria, Mestre em psicologia positiva aplicada pela Universidade da Pensilvânia e Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World Happiness Summit.


Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo