Dia dos Namorados saudável: como montar um menu equilibrado e receitas

Muita gente diz que namorar engorda. A ideia pode parecer sem sentido, mas já foi comprovada até por pesquisadores. Por isso, se você e o/a perceiro/a estão pensando em comemorar o 12 de junho, que tal ir contra os dados da ciência e ter um Dia dos Namorados saudável?

Menu para o Dia dos Namorados

Cinema com pipoca, manteiga e refrigerante, jantar com fondue e vinho… O menu para o Dia dos Namorados geralmente é formado por um cardápio calórico. É por isso que namorar pode fazer você engordar até cinco quilos, apontou um levantamento realizado pela Sociedade Espanhola para o Estudo de Obesidade em 2016.

Nele, foram entrevistados cerca de 2,3 mil voluntários. E mais de 80% das pessoas afirmaram ter aumentado o peso ao começar um relacionamento sério. Uma das explicações? Casais, juntos, costumam beliscar mais comidinhas ao longo do dia. Além disso, os solteiros têm dias (e noites) mais agitados que os casais. E, portanto, gastam mais calorias.

Mas não precisa ficar desanimado com a informação. Por outro lado, um estudo feito no Centro Nacional de Biotecnologia, dos Estados Unidos, mostrou que o ganho de quilos pode estar relacionado a mais felicidade entre os apaixonados.

Os cientistas acompanharam 169 casais durante quatro anos. Neste período, todos foram pesados duas vezes ao ano e responderam um questionário com perguntas sobre quão satisfeitos se sentiam no relacionamento. Como resultado, a pesquisa descobriu que os parceiros que estavam em relacionamentos estáveis e saudáveis engordaram mais.

Contudo, se você e o/a crush preferem manter uma alimentação mais equilibrada durante a data comemorativa, veja as melhores dicas para montar um menu para o Dia dos Namorados saudável:

Dia dos Namorados saudável: Entrada

Apesar de muitas pessoas escolherem queijos e outros petiscos embutidos como entrada, as saladas geralmente são as mais indicadas para começar a refeição de forma equilibrada. Isso porque as folhas carregam muitas fibras, mas poucas calorias, o que dá uma sensação inicial de saciedade e faz com que você não ataque o prato principal (que costuma ser mais calórico).

Só tome cuidado com o tempero: evite os industrializados e não exagere no sal. Entretanto, se quiser sair da tradicional combinação azeite + vinagre, vale apostar em algum molho à base de iogurte natural.

Mas se a baixa temperatura acabar com a sua vontade de um prato frio, finger foods com legumes e até sopas podem incrementar o seu jantar de Dia dos Namorados saudável.

Leia também: Como comer salada no frio? Dicas e receita

Dia dos Namorados saudável: Prato principal

Na hora da proteína, lembre-se de priorizar as consideradas “magras” — com baixos níveis de gorduras saturadas e trans, substãncias que aumentam o colesterol ruim (LDL) no sangue e trazem outros malefícios para o corpo. Ou, então, opções veganas/vegetarianas. Por exemplo:

Por que não trocar a massa ou o risoto pelos legumes assados ou grelhados como acompanhamento? Eles têm uma aparência mais rústica e um sabor bem acentuado. Basta temperá-los com azeite e sal: abobrinha, berinjela, cebola, cenoura, pimentão, vagem e abóbora são ótimas opções.

Por outro lado, no vapor, os ingredientes ficam prontos rapidamente e não perdem suas propriedades nutricionais. Brócolis, couve-flor e cenoura são ótimos al dente (nem muito duros, nem muito macios).

Dia dos Namorados saudável: Sobremesa

Coloque mais frutas nos preparos. Banana, maçã e abacaxi cozidos com canela e cravo, por exemplo, ficam uma delícia. Se for fazer um bolo, substitua a farinha branca por integral. E troque o açúcar refinado por mascavo, de coco, mel ou algum adoçante natural.

Leia também: Dicas de como fazer sobremesas com menos açúcar

Escolha da bebida

O ideal é ficar de olho nas bebidas alcoólicas para um Dia dos Namorados saudável. Isso porque elas concentram calorias vazias, pois não contêm quantidades significativas de nutrientes. Além disso, os coquetéis costumam utilizar ingredientes como refrigerante, leite e açúcar, o que pode aumentar ainda mais seu valor calórico.

Confira o ranking dos líquidos mais consumidos para você conseguir equilibrar o menu:

  • Cerveja: 43 calorias;
  • Vinho: 85 calorias;
  • Caipirinha de limão com cachaça e açúcar: 130 calorias;
  • Saquê: 134 calorias;
  • Caipirinha de limão com vodca e açúcar: 150 calorias;
  • Tequila: 192 calorias;
  • Gim: 200 calorias;
  • Margarita: 200 calorias;
  • Batida com leite condensado: 240 calorias.

Uso de ervas e produtos afrodisíacos

Se os dois curtem, vale apimentar o prato! Alguns alimentos combinam muito bem com a data porque são relacionados culturalmente à paixão, ou então possuem efeitos termogênicos e potencializadores da libido. Pimentas variadas, chocolate amargo, cravo, canela, gengibre, amendoim e frutas com a cor vermelha têm tudo a ver com o menu para o Dia dos Namorados.

Leia mais: Alimentos que impulsionam a libido

Jantar de Dia dos Namorados: receitas fáceis

Receitas para a entrada

dia dos namorados saudável
ceviche
dia dos namorados saudável

Receitas para o prato principal

dia dos namorados saudável
dia dos namorados saudável

Receitas para a sobremesa

dia dos namorados saudável
dia dos namorados saudável