Dia do lixo atrapalha a dieta?

Há quem chame de dia do lixo, ou até de dia livre. A ideia é simples: dar a si mesmo um dia (um final de semana ou uma refeição) livre quando se está de dieta. Pode ser aquele pedaço de pizza com borda recheada ou o bolo de chocolate que você sonhou saborear. Mas, será que essas pequenas “trapaças” são capazes de afetar a dieta e o emagrecimento?

Para muitos, o dia do lixo é quase que uma obrigação: para se manter em uma alimentação saúde, é preciso cometer alguns deslizes. Porém, segundo um estudo norte-americano publicado na revista Molecular Nutrition and Food Research, três dias de trapaça na semana impactam a saúde intestinal tanto quanto uma dieta composta de fast food o tempo todo. Enquanto isso, outro estudo da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, descobriu que 61% das pessoas ganham peso durante as férias – de 0,5 a 3 quilos – por se sentirem mais permissivas com a alimentação. 

Claro que engordar um quilo ou dois não é grande coisa. Mas, é fácil deixar que um ou dois se transformem em cinco ou 10, colocando em risco sua motivação e saúde.

É mais fácil ganhar peso do que perder – e certamente é muito mais divertido ganhar do que perder. Assim, mesmo com a força de vontade e foco, todos vamos escapar da dieta mais cedo ou mais tarde. Então, quantas vezes por semana é possível ter um dia do lixo? E, como evitar que a trapaça em uma refeição se transforme em um mês de trapaça? Veja algumas dicas: 

Pare de pensar nisso como “trapaça”

Primeiro de tudo, você pode reconsiderar chamar a situação de dia do lixo ou refeição lixo. A noção de um “dia da trapaça” realmente faz mais mal do que bem. Se você dedicar um período de tempo (um dia, uma semana) para ‘trapacear’, é mais provável que coma apenas porque sente que esta é a sua única oportunidade. Assim, descubra o que importa para você – se o almoço é a sua refeição preferida, aproveite. Se você gosta de pizza, coma uma fatia e realmente aprecie. Há tanto poder em curtir uma refeição sem culpa. Ironicamente, quanto mais sentimos culpa por comer fora da dieta, maior a probabilidade de comermos “errado”. 

Não entre em pânico

Não comer saudável o tempo todo não é motivo para desespero. A consistência importa – se você está comendo muito mais do que costumava, provavelmente verá algum ganho de peso. Mas não será depois de uma ou duas noites fora.

Com isso, procure manter a dieta saudável 90% do tempo. Se você comer três refeições e um lanche por dia, isso significa que tem 32 oportunidades de comer por semana. Assim, 29 dessas 32 refeições e lanches devem seguir seu plano de dieta saudável, deixando três para fazer o que quiser. Parece simples, mas assim que começar a acompanhar sua aderência ao seu plano de alimentação, ficará surpreso com a facilidade de pular uma refeição ou fazer um lanche rápido com açúcar refinado quando estiver com pouco tempo.

Leia também: Frutos do mar saudáveis para incluir na dieta

Coloque as calorias no contexto

Ganhar um quilo nas férias ou feriado pode valer a pena pela diversão e experiência, mesmo que isso signifique adicionar mais alguns exercícios quando voltar. Uma dieta muito rigorosa pode levar você a perder o sabor local, seja em uma nova cidade ou na qual você mora. Por isso, não se importe com a dieta quando a situação for especial. 

Limite-se a uma refeição

Comer certinho durante a maioria das refeições e depois fazer uma refeição livre é uma ótima maneira de controlar seus desejos sem sentir que fraquejou. Um café da manhã e almoço equilibrados, seguidos de um jantar e drinques não serão tão prejudiciais quanto três refeições seguidas fora da linha. Portanto, se você planeja com antecedência e se recompensa por uma semana aderindo à dieta e plano de exercícios, o resultado será muito mais prazeroso. 

Leia também: Chips de vegetais são saudáveis?

Evite jogar a toalha durante o dia

Quando você se prepara para o dia do lixo, existe uma mentalidade de tudo ou nada. Obviamente, chamar o dia inteiro de lixo causará muito mais danos do que uma refeição “ruim”. Por isso, permita-se comer o que realmente deseja naquele momento e continue com seu padrão alimentar saudável e normal.

Relembre porque você deve comer saudável

Em vez de se sentir punido pela dieta, lembre qual o seu objetivo e os benefícios de uma alimentação saudável. Depois de comer um pacote de bolachas, você certamente não terá a mesma energia e disposição que sente depois de um suco verde ou iogurte e uma tigela de frutas. Assim, use esse sentimento como uma motivação. Após desfrutar de uma refeição lixo, pense novamente nos alimentos que fazem você se sentir melhor. Também, retomar uma alimentação equilibrada ajudará a reduzir qualquer efeito de compulsão.

Por fim, a grande chave para uma alimentação saudável é o equilíbrio. Portanto, o que existe é a consciência do que vai trazer benefícios e que vai prejudicar o funcionamento do seu corpo na busca dos seus objetivos.

Leia também: Como o nível de açúcar no sangue afeta a fome

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.