Detox emocional: O que é e como fazer

Se ao começar o dia você sente uma energia negativa, como angústia, tristeza, ansiedade ou qualquer outra emoção que possa estar atrapalhando sua saúde mental, você pode precisar de um detox emocional.

Situações como falta de dinheiro, trânsito e problemas na família são gatilhos para doses de ansiedade e estresse. Quando acumulados, esses sentimentos “intoxicam” as pessoas, causando nós na garganta, frio na barriga, cabeça pesada e, principalmente, desânimo.

Assim como uma dieta detox, em que é preciso eliminar do cardápio alimentos inadequados para limpar o organismo, funciona o detox emocional. O intuito é fazer uma “faxina”, afastando os sentimentos ruins e negativos.

Benefícios do detox emocional

O detox emocional ensina sobre a importância de digerir melhor os sentimentos e situações ruins que estão acumulados, em vez de agir impulsivamente. Portanto, na medida em que as pessoas vão entendendo melhor como digerir seus sentimentos, elas gastam menos energia, evitam desgastes, culpa, e sobrecarga de responsabilidade. Nos dias de hoje isso é muito importante já que a exposição a situações tensas e tragédias acontece diariamente.

5 dicas para exercer o detox 

  • Valorize o presente: reserve alguns minutos do dia para pensar em todas as coisas boas ao redor. Pode ser algo simples, como um abraço do seu filho, um dia de sol, uma nota boa que você tirou. Olhe para esses momentos de uma forma positiva e agradeça. 
  • Tenha uma boa vida social: uma das melhores dicas para afastar a tristeza é estar cercada por pessoas com energia positiva. Saia para visitar os amigos ou a família, e experimente conhecer novas pessoas.
  • Invista em você: o segredo para a autoestima é investir em você mesmo. Reserve um dia para fazer tratamentos de beleza que você mais gosta, pratique exercícios, faça meditação. O quão bom é se olhar no espelho e gostar do que está vendo?
  • Não guarde rancor: é uma das regras mais importantes para o bem-estar. Sabe aquela pessoa que te magoou e você não esqueceu? Tente conversar com ela, se alguém te fez mal não guarde para si os sentimentos ruins. Essa técnica exige tempo e força de vontade, porém, vale a pena inserir na rotina. 
  • Controle o estresse: essa também pode ser uma tarefa difícil. Entretanto, com uma alimentação saudável, boas noites de sono e a prática de exercícios físicos, os níveis de estresse podem diminuir.

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Chegue no verão com o corpo que você quiser!