Desafio da hidratação: Dicas espertas de como beber mais água

Não é exagero dizer que água é vida. Além de representar cerca de 60% do peso do corpo de um adulto, o líquido é fundamental para a a hidratação e as reações metabólicas, a digestão e o transporte de nutrientes para todo o organismo. 

Sem ela, o corpo desidrata, funções essenciais ficam prejudicadas e podem ocorrer alteração de pressão arterial, deficiências renais, dores de cabeça, a pele resseca e perde viço e até a sede pode ser confundida com fome. 

Vale saber também que a importância dela vai além da sua saúde física: ela atinge a saúde mental. Assim, boca seca, ansiedade, variações no humor e dificuldade em se concentrar podem ser sinais de que seu corpo precisa de mais água. 

Como se não fosse o suficiente, vários estudos já comprovaram a eficácia da água no emagrecimento e para evitar o inchaço e o aparecimento de celulites

Mas quanto devemos tomar por dia? Não existe uma regra definitiva quando o assunto é hidratação, pois cada pessoa precisa de uma quantidade diferente. A variação ocorre por conta do peso de cada indivíduo, entre outros fatores. Para calcular o valor mais indicado por dia, no caso de um adulto saudável, a conta é simples: são 35 ml de líquido por quilo de peso. Então, alguém que pesa 60 kg deve ingerir 2,1 litros. 

Porém, essa é a regra básica. Há muitas questões que podem influenciar e mudar esse valor. Por exemplo, idosos e atletas precisam consumir mais água, mulheres que estão amamentando e pessoas com metabolismo mais acelerado também.

Agora que você já sabe a importância de se manter hidratado, que tal colocar em prática? Trouxemos 4 dicas de hábitos e você pode escolher qualquer um deles para começar. Quer ver como o desafio funciona?

Como funciona o desafio da hidratação

  • Vamos mostrar 4 hábitos saudáveis que você pode adicionar à rotina.
  • Escolha qualquer um deles para iniciar o desafio. Pode ser aquele que você achar mais fácil cumprir. 
  • Comece a inserir esse hábito no seu dia conforme o indicado no desafio. Sempre que você terminar de fazer esse novo hábito, comemore.
  • Conseguiu fazer este novo hábito por 3 dias seguidos? Ótimo! Adicione um próximo hábito da lista do desafio.

Hábito 1: Água sempre à vista

Se você costuma se esquecer de beber água, uma boa dica é deixá-la sempre à vista. Por vezes, nossos afazeres nos impedem de parar para buscar água. Assim, um jeito prático de facilitar a rotina é investir em garrafinhas. Vale dar preferência aos recipientes transparentes, para que você possa ver o líquido diminuindo.

Há também as garrafas com medidores, que permitem que você estabeleça suas próprias metas em determinados horários no dia – 500 ml é um bom número para o período da manhã, por exemplo. Os canudinhos ajudam a água a passar mais rápido e, sem que percebamos, bebemos mais. Opte por modelos reutilizáveis ou copos que já vem com eles para eliminar a poluição.

Se garrafas e canudos não fazem a sua linha, pode ser um copo da sua cozinha mesmo. Só o fato de não ter que abrir a garrafa a todo momento pode incentivar você a beber, além disso, ter a água sempre fresquinha e em menor quantidade pode ser o empurrãozinho que faltava.

Hábito 2: Adicione sabores e aromas

Ok, a água não é um atrativo bom o suficiente? Adicione sabores e aromas naturais à hidratação. A água saborizada ou aromatizada tem como principal destaque a fruta e, por isso, seus benefícios variam de acordo com o ingrediente que for utilizado. Dessa maneira, opte por frutas que não sejam muito doces ou que desmanchem na água.

Além de ter um preparo fácil, a bebida possibilita milhares de combinações. Assim, a dica é que você aposte em ingredientes refrescantes e cítricos tal como limão, laranja, hortelã e menta. Pois, ambas as ervas sugeridas facilitam o processo de digestão. Já as frutas cítricas são repletas de minerais e vitaminas. Confira a receita:

Água saborizada de abacaxi com hortelã

Ingredientes

  • 1 jarra com 1,5 l de água
  • Gelo (opcional)
  • 1 abacaxi
  • ½ xícara de hortelã

Modo de preparo

Descasque o abacaxi e corte-o em pedaços. Depois, coloque os pedaços da fruta dentro da jarra com água e acrescente as folhas de hortelã. Então, deixe na geladeira por cerca de 3 horas ou até a bebida gelar. Por fim, adicione os cubos de gelo e sirva.

Você pode trocar o abacaxi por laranja, ou também pode preparar sua água com uma combinação de morangos, cereja e rodelas de limão.

Se ainda assim for difícil criar o hábito, amarre a prática em coisas que você já costuma fazer. Você não se lembra de beber água ao longo do dia? Comece as manhãs e termine o dia bebendo um copo e se tornará um hábito, da mesma forma como escova os dentes. Toma bastante café? Beba também um copo de água todas as vezes que se levantar para um cafezinho. 

Hábito 3: Exercício pede hidratação

É muito importante se hidratar antes, durante e depois da atividade física. Isso porque durante a prática de exercícios físicos, há perda de água e sais minerais, o que pode levar à desidratação, diminuição do rendimento e ao surgimento de problemas na saúde. 

O ideal é ingerir 500 ml de líquidos cerca de duas horas antes do exercício, para garantir o nível adequado de hidratação. Já durante o exercício, você deve compensar ou repor a quantidade de líquidos que está indo embora pela transpiração. 

Por fim, após o treino, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água, acelerando a recuperação do corpo e até potencializando o resultado do treino. 

Além de manter a garrafinha de água com você, estabeleça metas, como faz com os exercícios. Se o objetivo é correr 5 km na esteira, que tal terminar o percurso tendo ingerido um meio litro de água. Ou, em um treino cardio, aproveite cada transição de movimento para beber um gole do líquido. 

A ideia é colocar o hábito de beber água como parte da atividade física, assim como um agachamento ou abdominal. Mas, sem exageros! Observe o seu corpo e adeque as quantidades de acordo com as suas necessidades individuais.

Hábito 4: Relaxar também é cuidar

Como tudo é equilíbrio, há outras formas de cuidar do seu bem-estar, não só de dentro para fora, mas o contrário também, e de um jeito relaxante. 

Para isso, nada melhor do que um bom escalda-pés depois de um dia cansativo, capaz aliviar as tensões, ansiedade, reduzir o inchaço, revigorar e hidratar os pés. Veja a receita abaixo:

Escalda-pés hidratante

Ingredientes

  • 1 bacia 
  • 10 sachês de chá de camomila
  • Água suficiente cobrir seus pés
  • 4 gotas de óleo corporal

Modo de preparo

Prepare o chá de camomila em uma panela enquanto ferve a água que será usada para o escalda-pés em outra. Quando o chá estiver pronto, deixe repousar por alguns minutos. Despeje a água morna na bacia e, em seguida, o chá. Por fim, acrescente as gotas de óleo corporal.

É só manter seus pés por 30 minutos na mistura. Se quiser potencializar os resultados, finalize o ritual massageando os pés com um hidratante.

Gostou das dicas de hidratação? Temos um forte palpite que você vai adorar começar pela primeira e a última, mas pode escolher qual você quiser. A linha é sua e como ela vai seguir só depende de você.

Comprometa-se a se cuidar hoje. E, se cumprir, posta contando como foi com a hashtag #desafiocuidai nas redes sociais.

Ah, e dica legal a gente compartilha com amigo, não é? Manda para quem você ama fazer com você!

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.