Depressão: Conheça os sintomas físicos da condição

A depressão é uma doença que pode afetar tanto a saúde mental quanto a física. Assim, o distúrbio surge quando ocorrem desequilíbrios nos neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem-estar. Como a serotonina, dopamina, noradrenalina e melatonina.

Segundo os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com maior taxa de depressão da América Latina, afetando 5,8% da população. 

Dessa maneira, a depressão provoca sentimentos de tristeza e perda de interesse em coisas que normalmente se tinha prazer em fazer. Consequentemente, levando a uma variedade de problemas e até mesmo incapacitando a pessoa de realizar tarefas simples, como limpar a casa. Pessoas deprimidas são mais propensas a dizer que simplesmente não se importam em realizar atividades, mesmo as prazerosas.

Mas além dos sintomas psicológicos, a depressão também pode causar diversos sintomas físicos. Portanto, veja alguns deles:

Sintomas físicos da depressão

Distúrbios do sono

Geralmente, pessoas deprimidas costumam ter problemas com o sono. Seja pela dificuldade em conseguir dormir, por ter diversos pensamentos ao mesmo tempo, ou dormir como uma forma de “fuga”.

Leia também: Depressão: Como os exercícios físicos ajudam a combatê-la

Cansaço ou fadiga

O cansaço ou fadiga é um dos sintomas físicos mais comuns da depressão, que ocorre pela falta dos neurotransmissores. Assim, realizar tarefas diárias como tomar banho ou fazer tarefas domésticas, se tornam quase impossíveis.

Problemas na visão

Segundo um estudo realizado em 2010, na Alemanha, a depressão também pode afetar a visão. Sendo assim, a pesquisa foi realizada com 80 pessoas. Dessa maneira, os resultados mostraram que as pessoas deprimidas tiveram dificuldade em diferenciar as cores preto e branco.

Dor de cabeça

A depressão também pode ser o motivo para as dores de cabeça, tipo cefaleia. Caracterizada pela National Headache Foundation como “cefaléia tensional”, esse tipo de dor de cabeça pode ser parecida com uma leve sensação de latejamento –  especialmente ao redor das sobrancelhas.

Imunidade baixa

O estresse causado pelo transtorno também pode fazer com que o sistema imunológico seja afetado. Pois quando não estamos bem emocionalmente, ocorre uma liberação descontrolada de hormônios, afetando as células de defesa.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo