Curry: Tudo sobre a especiaria indiana

O curry, também chamado de caril, é uma das especiarias mais populares e mais usadas ao redor do mundo, mas principalmente na Índia, na Tailândia e outros países da Ásia. Na verdade, trata-se de uma mistura de outros temperos. Assim, a combinação de açafrão-da-terra, gengibre, coentro, cominho, casca de noz-moscada e mais algumas especiarias dá origem ao tempero internacionalmente famoso.

Porém, tradicionalmente, cada família tem a sua receita de curry específica que pode incluir esses e outros condimentos. Da mesma maneira, sua fórmula varia conforme a região onde é produzido. Portanto, dessa variação é que vai depender cor final do tempero, que pode ser amarela, vermelha ou até verde.

Devido às ricas propriedades das especiarias que o originam, o curry é muito rico em diversas propriedades benéficas para a saúde. Em princípio, é especialmente rico em ingredientes antioxidantes e anti-inflamatórios, por isso é muito benéfico para a saúde.

Leia mais: 7 alimentos anti-inflamatórios que você deve ter sempre à mão

Benefícios do curry

Previne diabetes

Em um estudo da Universidade de Ewha, na Coreia, comprovou-se que o curry, quando frequentemente consumido como parte da dieta (emagreça com o Tecnonutri) , pode ser eficaz na redução do nível de açúcar no sangue. Dessa forma, é possível afirmar que o curry ajuda na prevenção do desenvolvimento de diabetes. 

Protege a saúde do coração

Outro estudo, esse desenvolvido por Universidade de Sunchon, também na Coreia, demonstrou que o consumo da especiaria é excelente para o controle e prevenção da hipertensão, sendo assim, protege a saúde do coração. Logo, acredita-se que o consumo do tempero previna a ocorrência de doenças cardiovasculares.

Outros benefícios desse tempero são: 

  • Fortalecimento da imunidade
  • Redução de dores no corpo
  • Melhora a circulação sanguínea

Como consumir

Versátil e completo, pode ser adicionado em diversas receitas e temperar muitos pratos. Ainda, seu uso mais comum é em pratos da culinária asiática, especialmente a indiana e tailandesa.

Também pode ser consumido em:

  • Sopas
  • Cremes
  • Saladas
  • Com carnes

Leia também: Sumac: O tempero antioxidante que ajuda a combater inflamação

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo