Cuidados com a pele x saúde mental: Conheça a relação

Após um longo dia estressante, nada melhor do que ter um momento de autocuidado, não é mesmo? Ter uma rotina de cuidados com a pele vai muito além da beleza e saúde física, pois também traz benefícios para a saúde mental.

Não é novidade que o nosso humor pode afetar a pele e vice-versa. Diversas doenças de pele comuns prejudicam a autoestima, como o melasma – condição que faz com que as manchas da pele se tornem escuras ou descoloridas – bem como a acne.

Outras condições mais graves como psoríase e hiperidrose também podem ser traumáticas. Isso porque ao sair de casa, as mulheres sentem vergonha, constrangimento e ansiedade.

Benefícios dos cuidados com a pele para a mente

Um estudo publicado na InStyle descobriu que 76% das mulheres entrevistadas relataram sentir bem-estar e autoconfiança ao cuidar da pele – independentemente da idade. Dessa maneira, os pesquisadores concluíram que embora suas preocupações específicas sejam diferentes, a aparência geral de sua pele desempenha um papel vital no que diz respeito à sua confiança.

Além disso, o ato de cuidar da pele é uma ótima maneira de praticar o mindfulness (ou atenção plena). Uma técnica de meditação e exercícios de tradição asiática que ensina a ter foco no presente – e não nas expectativas para o futuro ou nos traumas do passado.

Dessa forma, a inalação de um aroma refrescante combinado com a respiração profunda, enquanto você lava o rosto e passa um hidratante pode facilmente trazer um momento zen. Assim, você ficará mais calmo para lidar com as situações estressantes que acontecem com o cenário atual. Como consequência, os sintomas de depressão e ansiedade também são reduzidos.

Como cuidar da pele durante o isolamento

Especialmente no momento que estamos vivendo, cuidar da saúde mental é fundamental. Portanto, veja algumas dicas de como manter a rotina de cuidados com a pele em dia para trazer bem-estar.

  • Limpe a pele do rosto: Mesmo que não esteja usando maquiagem, é importante lavar o rosto de manhã e à noite. Use um sabonete suave para livrar a pele de todo o óleo, células mortas da pele e bactérias que se acumulam. Pois é essencial desobstruir os poros e deixar a pele respirar.
  • Aplique um sérum antioxidante: Quando você se estressa, o seu corpo e sua pele passam pela mesma situação, e os antioxidantes podem ajudar a reduzir os danos causados pelo estresse. Você pode usar um sérum de vitamina C pela manhã e noite durante os períodos de quarentena.
  • Hidratação o dia todo: Você deve aplicar hidratantes ao longo do dia para manter a pele saudável e hidratada. Use no corpo todo e principalmente no rosto, nas mãos e um hidratante labial na boca. 
  • Não esqueça do protetor solar: Não é porque você não está saindo de casa que não deve usar protetor solar. É necessário proteger o rosto dos raios UV, que podem penetrar as janelas e vidro, além da luz azul de dispositivos como celular, computador ou tablet.

Leia também: Transforme a rotina de beleza em uma sessão de meditação

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo